Links de Acesso

Médio Oriente: EUA Preparam Cimeira de Annapolis


Os Estados Unidos começaram já a enviar os convites para a conferência de paz para o Médio Oriente que decorrerá na semana que vem em Annapolis, aqui perto de Washington.

No momento em que entidades oficiais israelitas e palestinianas continuam a tentar chegar a um acordo para a redacção de um documento de intenções políticas para apresentar na reunião, a administração Bush ainda não anunciou formalmente a cimeira nem especificou quem serão os intervenientes. Contudo, o Departamento de Estado confirmou que diplomatas americanos no Médio Oriente e através do Mundo começaram já a enviar os convites começando com os dois principais participantes, o presidente palestiniano, Mamoud Abas, e o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert.

A reunião deverá começar com um jantar em Washington na sequência do qual os participantes se deslocarão até à Academia Naval americana em Annapolis, na terça-feira, para um dia de conversações à porta fechada. A cimeira deverá terminar formalmente na quarta feira com uma conferência de imprensa na Casa Branca.

O presidente Bush propôs esta cimeira pela primeira vez em Julho passado, dizendo que queria dar um novo impulso às negociações sobre uma solução para o conflito do Médio Oriente, depois de um congelamento de sete anos. A secretária de Estado americana, Condolezza Rice, efectuou várias deslocações à região para preparar as conversações.

O porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, afirmou que a Cimeira de Annapolis deve ser encarada como o ponto de partida para negociações que a Casa Branca espera venham a produzir um acordo até ao final do mandato do presidente Bush, em Janeiro de 2009: ” O documento final será significativo, Mas deve olhar-se para Annapolis como o princípio de algo novo, contrariamente a um objectivo final. Mas, trata-se de um acontecimento importante e as partes envolvidas estão a trabalhar arduamente na sua realização.”

Para aumentar a credibilidade política do acontecimento, a administração Bush espera a presença de ministros dos Negócios Estrangeiros de vários países árabes incluindo os aliados americanos no Golfo Pérsico, que não mantêm relações diplomáticas com Israel. McCormack disse ainda que o encontro de Annapolis focará, essencialmente, a questão israelo-palestiniana. Contudo, os delegados terão a oportunidade de falar doutras questões relacionadas com uma paz alargada para a região. Entre os participantes contar-se-ão igualmente entidades representantes do Quarteto Internacional para a paz que inclui a Rússia, a União Europeia, as Nações Unidas e os Estados Unidos. O enviado regional do quarteto o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair deverá participar também assim como representantes de organizações internacionais com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

XS
SM
MD
LG