Links de Acesso

Nigéria e Camarões Acautelam Relações Bilaterais


Representantes da Nigéria e dos Camarões, reunidos em Abuja, admitiram que a morte recente de 21 soldados camaroneses na disputada península de Bakassi em nada vai prejudicar as relações entre os dois estados africanos vizinhos.

Ambos os países tentaram, de facto, desdramatizar o eventual impacto nas relações bilaterais entre os dois estados vizinhos dos mortíferos ataques da passada semana.

Os nigerianos, de cujo território terão partido os atacantes, não só refutaram a sua cumplicidade no ataque como convidaram os Camarões a fazerem parte das investigações em curso.

Funcionários governamentais nigerianos e camaroneses admitiram, numa reunião em Abuja, a possibilidade das investigações conjuntas virem a desanuviar o ambiente e a restaurar a confiança no processo que deverá culminar no próximo ano, com a transferência da soberania da península de Bakassi, da Nigéria para os Camarões.

Os Camarões reconhecem, por seu lado, que os atacantes não agiram sob ordens de Abuja, mas reiteraram a necessidade dos seus vizinhos nigerianos reforçarem a segurança do seu lado da fronteira.

De realçar que as suspeitas nos mortíferos ataques da semana passada na península de Bakassi, que resultaram na morte de 21 soldados camaroneses, tem recaído sobre os militantes da não longínqua, mas volátil região nigeriana do Delta do Niger, rica em petróleo.

Peter Egom, investigador do Instituto das Questões Internacionais, na Nigéria, é da opinião que as relações bilaterais entre os dois países vizinhos não sairão afectados pelo incidente: “Eu não acho que o que aconteceu vá conduzir a nenhum desentendimento entre nós e os camaroneses. Porque havíamos de os matar? Porque haveria eles de nos matar? Não existem razões. Existe, sim, alguém que pode ter instigado esses ataques. E, decerto, alguém que não gostaria de ver a Nigéria e os Camarotes de bem. Trata-se de um instigador, que pensou fazer isso, para ver o que conseguiria”.

A Nigéria concordou, no ano passado, em ceder a península de Bakassi aos Camarões, na sequência da deliberação de um tribunal internacional e, desde então, Abuja tem estado a preparar-se para a transferência da soberania daquela região para as autoridades camaroneses, algo que deverá acontecer em Junho do próximo ano.

A Nigéria e o seu vizinho os Camarões vinham mantendo, há vários anos, um litígio fronteiriço, em redor de Bakassi, território rico em petróleo e recursos pesqueiros. A disputa quase que conduziu os dois países à uma guerra fronteiriça, em 1981.

XS
SM
MD
LG