Links de Acesso

Africanos e Europeus Reunidos em África


Responsáveis da União Europeia e da União Africana estão reunidos em Acra, no Gana, para definir a agenda da cimeira conjunta marcada para 7 e 8 de Dezembro próximo em Lisboa. A cimeira provocou alguma controvérsia em redor da questão do convite ao presidente do Zimbabué, Robert Mugabe.

Segundo a União Europeia, os convites para a cimeira vão ser enviados nos próximos dias, e Robert Mugabe, que tem sido acusado de abusos dos direitos humanos e má gestão económica será convidado.

Há alguma preocupação com que o desacordo sobre se Mugabe deve ou não participar possa torpedear a conferência, pois o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, já disse que não estará presente na cimeira se Mugabe estiver.

Mas no encontro desta quarta em Acra, responsáveis de ambas as partes frisaram a necessidade da conferência ter lugar, por forma a trabalhar-se para objectivos comuns.

Alguns analistas dizem que os europeus podem estar a querer reforçar os seus laços com África em face da crescente influência chinesa...um relacionamento que deverá ir além de ajuda e assistência, mas numa base de igualdade.

Entre os tópicos a serem discutidos está a mudança de clima, energia, e como os países africanos podem concretizar os seus objectivos de desenvolvimento.

XS
SM
MD
LG