Links de Acesso

O Fim de Uma Era: Morreu Bob Denard


Bob Denard, o mercenário francês que combateu em vários países africanos morreu com 78 anos de idade, anunciou a sua família, em Paris, no domingo.Denard sofria da doença de Alzheimers e de problemas cardiovasculares.

Bob Denard, cujo verdadeiro nome era Gilbert Bourgeaud, era uma figura bem conhecida em França e em muitos países post-coloniais. Durante várias décadas, Denard esteve envolvido em várias insurreições em África e no Médio Oriente. Só nas Ilhas Comores, Denard esteve envolvido em quatro golpes ou tentativas de golpe de Estado, onde serviu, durante algum tempo, como chefe da guarda presidencial.

O escritor francês Jean Guisner, que acompanhou a carreira de Bob Denard e que escreveu abudantemente sobre as actividades do governo francês em África, afirma que aquele lendário chefe mercenário nada fez que tivesse sido contrário aos interesses do governo francês e, alegadamente, actuou em estreita colaboração com os seus serviços secretos.

Guisner afirma que nunca houve, por parte da França, nenhuma exigência para que Denard se tivesse envolvido com determinado país em particular. Mas, aquele escritor afirma que o chefe mercenário nunca teria intervindo em qualquer se não tivesse tido o acordo tácito das autoridades francesas. Peritos afirmam que foi esse o caso, particularmente durante o mandato do presidente Charles de Gaulle.

Os peritos afirmam que grande parte da actividade mercenária de Bob Denard teve lugar entre os anos 50 e os anos 80. Durante esse período, Denard terá estado envolvido nas guerras civis de Angola, em 1975, ao lado de Jonas Savimbi, e em conflitos na Nigéria, Benin, no então Zaire, actual República Democrática do Congo, e da antiga Rodésia, o actual Zimbabwe.

Embora as suas ligações ao governo francês tenham, alegadamente, diminuído quando a esquerda chegou ao poder, em 1981, este manteve-se activo, especialmente nas Comores.

Denard nasceu na cidade francesa de Bordéus, em 1929. Juntou-se às forças francesas da resistência resistindo ao governo nazi, em finais da II Guerra Mundial, no Sudeste Asiático e serviu depois durante vários anos no exército francês, depois da guerra.

Em 1999, Denard foi ilibado de ter participado no assassinato do presidente da Comores, Ahmed Abdallah. Mas, no ano passado, um tribunal de Paris pronunciou contra si uma pena suspensa de cinco anos pela sua participação na tentativa de golpe nas Comores, em 1995. O tribunal reconheceu que os serviços secretos franceses tinham conhecimento daquela conspiração. Em 1977, foi tamb]em julgado por uma tentativa de golpe de Estado no Benin.

XS
SM
MD
LG