Links de Acesso

Frente a Frente Olmert-Abas


Os líderes israelita e palestiniano vão realizar uma nova reunião cimeira, na quarta-feira, numa tentativa para revitalizar o processso de paz.

Tratar-se-á da sexta reunião cimeira dos últimos meses entre o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, e o presidente palestiniano, Mamoud Abas.

Na mesa estará a redacção de um documento sobre a criação de um estado palestiniano que deverá ser apresentado numa conferência de paz internacional programada para Novembro nos Estados Unidos. O analista israelita Jonathan Spyer afirmou que ambos os líderes estão a tentar agradar a Washington:” Toda a gente quer dar a impressão de progresso. Por isso todos vão dizer coisas que possam ser consideradas conciliatórias.

Num gesto de boa vontade para com Abas e por ocasião do mês santo do Ramadão, Israel planeia libertar, ainda hoje, 87 prisioneiros palestinianos. Mas, apesar disso, os dois dirigentes continuam a ter perspectivas bastante diferentes acerca do documento definindo um Estado palestiniano. Olmert pretende um documento vago, enquanto Abas quer algo de mais concreto, envolvendo o estatuto de Jerusalém, a questão dos refugiados e as fronteiras finais: ”Portanto, quando olhamos para os bastidores vemos que há ainda grandes divergências entre as duas partes.”

Israel tem-se mostrado relutante em fazer grandes concessões territoriais a Abas, depois das suas forças terem sido derrotadas pelo grupo militante islâmico Hamas numa guerra civil, há três meses atrás na Faixa de Gaza. Contudo, Abas, que lidera o governo palestiniano na margem ocidental do Jordão, afirma que necessita que a conferência internacional dê resultados palpáveis para conseguir o apoio do povo palestiniano. Acrescentou que um empenhamento israelita na criação do Estado palestiniano fortaleceria as fileiras da moderação e enfraqueceria o Hamas.

XS
SM
MD
LG