Links de Acesso

Rice em Israel e na Palestina


A Secretária de Estado Condoleezza Rice iniciou uma visita de dias em missão de paz ao Médio Oriente. As conversações irão centrar-se no estabelecimento de um Estado palestiniano.

A Secretária de Estado americana irá reunir-se com líderes israelitas, hoje, em Jerusalém, antes de seguir para a Margem Ocidental, na quinta-feira, para conversações com o presidente palestiniano, Manhmoud Abbas. As partes envolvidas estão a tentar elaborar um documento sobre o Estado palestiniano que será apresentado numa conferência internacional de paz nos EUA, provavelmente em Novembro.

O porta-voz israelita, Mark Regev, afirma que Israel quer fortalecer o governo da Margem Ocidental, depois do grupo militante Hamas ter assumido controlo da Faixa de Gaza, na sequência da guerra civil palestiniana, há três meses. Disse Regev: “Obviamente, nós dialogamos com o governo legítimo palestiniano e o actual governo palestiniano é liderado por pessoas que são moderados, que são pragmáticos e que estão empenhados no processo de paz. E nõs queremos cooperar com eles.”

Mas, Israel e os palestinianos têm perspectivas diametralmente opostas em relação ao referido documento. Israel quer uma declaração vaga de princípios. Os palestinianos querem compromissos sobre a questão do estatuto final, sobre questões tais como Jerusalém, os refugiados e as fronteiras. Diz o presidente palestiniano: ”Se concluirmos um acordo, creio que iremos apresentá-lo à conferência internacional e será um bom sinal fazer um tratado de paz com os israelitas”.

No entanto, os palestinianos estão a ameaçar não participar na conferência de paz, caso Israel não vá para além de vagas declarações de princípio.

Durante a breve visita ao Médio Oriente, Cndoleezza Rice irá tentar ultrapassar aquelas divergências.

XS
SM
MD
LG