Links de Acesso

Espanha: Imigrantes Africanos Interceptados no Alto Mar


Várias embarcações com imigrantes africanos a bordo foram, neste fim de semana, interceptadas no alto mar, pelas autoridades marítimas de Espanha.

Fazendo fé na imprensa espanhola, navios com a bandeira espanhola abordaram, na costa marítima de Cabo Verde e da Mauritânia, duas frágeis embarcações que transportavam mais de 95 imigrantes africanos.

Ao largo da costa de Cabo Verde, a embarcação “Sertosa” com tripulação da marinha mercante e da guarda civil espanhola, resgatou 80 imigrantes de uma das embarcações interceptadas.

Desconhece-se, para já, o porto clandestino de embarque do grupo de imigrantes recolhidos nas águas de Cabo Verde pela guarda civil espanhola ou a sua eventual ligação a uma outra embarcação, com cerca de cem imigrantes clandestinos a bordo, localizada no fim de semana ultimo, pelas autoridades cabo-verdianas, ao largo da ilha de Santo Antão.

Ainda no âmbito das operações de patrulhamento da costa africana, um navio da guarda costeira espanhola interceptou ao largo da costa de Noudibou, na Mauritânia, uma pequena canoa com 15 outros imigrantes a bordo, tendo, entretanto, os restantes conseguido escapar ao cerco através de um porto clandestino naquele povoado mauritaniano.

Na ilha da Grande Canária, as autoridades lançaram também, neste fim de semana, uma operação de resgate de um grupo de imigrantes africanos, cuja embarcação se teria afundado ao largo daquela ilha do arquipélago das Canárias.

O alerta a polícia, fora lançado pelos residentes locais que, ao principio da manha, escutaram pedidos de socorro a, aproximadamente, cem metros da costa de Arinaga.

As equipas de resgate confirmaram a recuperação de pelo menos cinco corpos mas receia-se que o numero de vítimas, aumente a medida em que avançam as operações de busca e de salvamento.

De acordo com dados oficiais de Madrid, a guarda civil de Espanha interceptou, já este ano, cerca de 65 embarcações com um total de cinco mil seiscentos e oitenta e seis imigrantes, na sua maioria jovens da costa ocidental africana, em busca de melhores condições de vida na Europa.

Entretanto, o fluxo de imigrantes clandestinos africanos para as costas de Espanha tem vindo a ensaiar novas rotas, numa tentativa de fuga a vigilância costeira montada pelas autoridades marítimas espanholas ao fenómeno, em cooperação com alguns governos oeste africanos.

Os candidatos a imigração ilegal para a Europa tentam aproveitar-se do bom tempo no sul da Espanha, para cruzarem o estreito de Gibraltar.

E foi, pois, decorrente desta nova estratégia, que 54 imigrantes a bordo, na sua maioria de origem magrebina, de duas embarcações foram interceptados neste fim de semana, na costa de Cadiz por navios de patrulha da guarda costeira espanhola.

XS
SM
MD
LG