Links de Acesso

Duas Semanas Antes Da Partida Do Vaivém Endeavour


Duas semanas antes da partida para o espaço do vaivém Endeavour, a NASA informou que uma peça do equipamento que iria viajar foi deliberadamente sabotado. E como se isso não bastasse, surgiram hoje noticias de que astronautas terão voado sob os efeitos do álcool.

Durante um encontro sobre os preparativos para o lançamento do vaivém Endeavour, funcionários da NASA revelaram que um trabalhador da agencia espacial danificou deliberadamente uma peça de equipamento que estava previsto viajar a bordo da nave.

O aparelho danificado estava previsto para ser enviado para a Estação Espacial Internacional. O chefe das operações espaciais da NASA, Bill Gersteinmaier, afirmou que a agencia foi notificada da sabotagem pela companhia fabricante.

“Inspeccionamos então a unidade e vimos que alguns fios tinham sido cortados. Vamos reparar o aparelho para ele poder seguir no voo. E mais não posso dizer para alem disto”.

Gerstenmaier disse que a sabotagem está sob investigação e funcionários declinaram especular sobre os seus motivos.

Entretanto, um relatório divulgado hoje sobre a saúde e o estado físico do corpo de astronautas dos Estados Unidos indica que em pelo menos duas ocasiões, astronautas foram autorizados a voar apesar de médicos e outros astronautas terem advertido de que eles estavam tão intoxicados que constituíam perigo para a segurança do voo.

Durante o encontro sobre a Endeavour, Bill Gerstenmaier foi interrogado sobre o abuso do álcool por astronautas antes dos voos.

“Eu…..eu….na verdade não posso responder a essa pergunta.”

Mas Gerstenmaier disse que nunca teve de lidar com o álcool envolvendo astronautas no espaço, nem esteve envolvido em qualquer acção disciplinar.

O relatório sobre a conduta do corpo de astronautas foi ordenado pelo administrador da NASA, Michael Griffin, depois de um incidente em Fevereiro que envolveu a antiga astronauta Lisa Nowak. Nowak foi demitida da NASA depois de ter alegadamente perseguido a namorada de um colega astronauta.

Enquanto isso, a NASA anunciou que o lançamento para o espaço da Endeavour continua marcado para o dia 7 de Agosto.

XS
SM
MD
LG