Links de Acesso

Existência de Dois Estados Coabitando


A ministra dos negócios israelita, Tzipi Livni encontrou-se com os seus homólogos jordanianos e egípcio, com os quais debateu a iniciativa de paz árabe, para o Médio Oriente.

Livni descreveu as reuniões de ontem no Cairo, Egipto, como importantes e históricos e realçou o contributo do mundo árabe, na busca de progressos para a actual crise israelo-palestiniana.

Aquela diplomata israelita salientou por outro lado que os países moderados da região, partilham dos mesmos objectivos, ou seja, a de existência de dois estados coabitando lado a lado e em paz.

Por seu lado o ministro dos negócios estrangeiros da Jordânia, Abdel Ilah al Khatib reconheceu como benéfica o encontro e manifestou-se esperançado com a possibilidade dos resultados tangíveis poderem vir a influenciar positivamente o processo israelo-palestiniano.

Recorde-se que Israel tinha anteriormente e em 2002 altura em que foi proposta, rejeitado a iniciativa árabe, que foi, entretanto retomada em Marco ultimo.

O plano árabe propõe uma reconciliação árabe-israelita, em troca da retirada israelita para as fronteiras de 1967, a criação de um estado palestiniano para alem daquilo que a iniciativa chama de justa solução para os palestinianos deslocados, na sequência da criação do estado de Israel, em 1948.

Mas para Israel, o regresso dos refugiados palestinianos e para já uma proposta inaceitável.

XS
SM
MD
LG