Links de Acesso

Papa Bento 16 Desloca-se Ao Brasil


O Papa Bento 16 inicia ainda esta semana uma digressão pela América Latina, deslocando-se ao Brasil. O Papa pediu aos católicos para rezarem pelo êxito da visita a uma região onde residem quase metade dos católicos do mundo e que o Papa tem descrito como sendo um continente de esperança.

O Papa Bento 16 deixa o Vaticano amanhã para cinco dias de estadia no Brasil, a maior nação do mundo Católica Romana, onde a Igreja enfrenta um futuro incerto e diminuição de numero de fiéis.

O Papa pediu aos fiéis para rezarem pelo êxito da visita, a sexta desde a sua eleição.

Bento 16 afirmou que a sua primeira visita pastoral a América Latina, onde vive quase metade dos católicos do mundo, muitos deles jovens, constitui por isso o continente da esperança, esperança não apenas para a Igreja, como para as América e o Mundo.

Durante a visita o Papa Bento 16 desloca-se a maior cidade brasileira, São Paulo, para inaugurar a conferencia dos Bispos Latino Americanos, que vão debater a estratégia para Igreja. O Papa afirmou esperar que a Conferencia venha a ajudar os Cristãos Latino Americanos se tornem mais conscientes da sua identidade como discípulos e missionários de Cristo.

Bento 16 afirma que os desafios do momento são muitos e variados, sendo por isso importante que os Cristãos esteja formados para conduzir a luz da santidade.

O Papa vai avistar-se com os jovens e proceder a canonização do primeiro santo brasileiro, o Padre franciscano, Galvão, que viveu entre 1739 e 1822, tendo sido o fundador do Mosteiro da Luz, presentemente um local histórico das Nações Unidas.

Cerca de milhão e meio de pessoas deve participar na missa de canonização a celebrar na sexta feira.

Na América Latina, o Papa é conhecido pelas acções adoptadas anos atras, enquanto cardeal quando disciplinou vários dos denominados teólogos da libertação – clérigos e laicos que perfilhavam o activismo político e social.

No entanto este não devera ser o principal tópico da visita, e em vez disso o Papa devera falar da necessidade de revitalizar a fé e debater os motivos que levam milhares de católicos a abandonar a Igreja e a converterem-se a outras denominações cristãs.

XS
SM
MD
LG