Links de Acesso

Deteriorar Da Situação Na Somália


Os presidentes da Eritréia e do Uganda debateram o deteriorar da situação na Somália durante um encontro realizado na Eritréia.

Enquanto isso várias centenas de tropas Etíopes chegavam a capital somali para tentar controlar a recente onda de violência que custou a vida a dezenas de pessoas e colocaram em fuga vários milhares de outras.

O objectivo do encontro desta segunda feira era o de encontrar medidas praticas para restaurar a calma numa cidade de Mogadiscio cada vez mais violenta.

A Voz da América não conseguiu contactar as autoridades eritreias para obter detalhes do encontro.

O porta voz presidencial ugandes, John Nagenda, afirmou a Voz da América desconhecer a agenda exacta das discussões, indicando que na generalidade o encontro foi uma tentativa por parte do presidente Museveni para clarificar alguns mal entendidos.

‘O presidente da Eritréia tem afirmado que fomos para a Somália a pedido dos Americanos, num dos seus ataques sobre a nossa presença em Mogadiscio. O presidente ugandes demonstrou que não esta ao serviço dos Americanos, ou de quem quer que seja, mas sendo um pan africanista acredita que a nossa região deve estar em paz.’

A Eritréia opõe-se com veemência a presença de tropas etíopes na Somália, que ali chegaram no final do ano passado para prestar assistência ao governo de transição somali na expulsão da União dos Tribunais Islâmicos.

As relações entre a Etiópia e a Eritréia tem estado tensas deste o conflito fronteiriço de 1998 a 2000.

A Eritréia tem insistido com o Uganda para retirar os mil e quinhentos elementos de pacificação estacionados na capital que constituem parte da missão de paz da União Africana para a Somália, sustentando que a sua presença esta a fazer piorar a situação.

Enquanto isto circulam noticias de que centenas de tropas etíopes estão a chegar a capital da Somália.

A Voz da América ainda não conseguiu contactar com entidades etíopes, mas a agencia de noticias francesa cita um porta voz como tendo desmentido que a Etiópia tenha enviado mais tropas, mas que as forças etíopes estavam a reforçar as suas posições.

Violentos confrontos entre tropas etíopes e rebeldes têm abalado nos últimos dias a capital, tendo um soldado ugandes sido morto num confronto.

XS
SM
MD
LG