Links de Acesso

Campanha Contra Activistas Pro-Democracia


No Zimbabué, o dirigente da oposição, Morgan Tsvangirai, foi de novo preso, juntamente com outros dirigentes do seu partido, Partido para a Mudança Democrática, MDC.

As detenções surgem por entre uma campanha violenta contra activistas da oposição.

George Sibotshiwe, porta-voz da facção de Tsvangirai no MDC, disse que a polícia invadiu a sede do partido, hoje, quando os dirigentes se encontravam ali reunidos: A polícia apareceu de repente, passou busca aos escritórios e levou todas as pessoas que ali se encontravam, incluindo Morgan Tsvangirai. Foram levados num camião de caixa aberta. É toda a informação que temos neste momento. Desconhecemos onde se encontram. De facto estamos a tentar localiza-los.

Uma declaração do partido diz que Tsvangirai deveria ter dado uma conferência de imprensa sobre a escalada da campanha de violência e intimidação por parte do governo do Zimbabué.

As detenções ocorrem no momento em que o presidente Robert Mugabe se preparava para partir para a Tanzânia, para a reunião cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC.

Os líderes deste grupo de 14 nações convocaram a reunião há duas semanas depois das forças de segurança terem detido e espancado severamente dezenas de líderes da oposição, incluindo o próprio Tsvangirai - na altura em que a oposição se preparava para uma manifestação anti-governamental.

O governo em Harare acusa a oposição de tentar desestabilizar o país. Mais tarde Mugabe disse que a operação contra a oposição iria continuar enquanto aquele prosseguir as suas actividades.

Nos últimos dias, segundo o porta-voz Sibotshiwe diz que as forças de segurança do Zimbabwe detiveram dezenas de líderes do MDC bem como mais de 200 activistas partidários. Alguns foram encontrados mais tarde espancados e longe de suas casas. Sobre outros desconhece-se o paradeiro: “(As forças de segurança) têm procurado líderes específicos do MDC e vão buscá-los a vários pontos.

Segundo o porta-voz desconhece-se por agora as razões para estas detenções, mas, nota, elas parecem fazer parte de uma campanha geral contra activistas pro-democracia.

XS
SM
MD
LG