Links de Acesso

Banco Mundial Avalia Situação de S. Tomé


Administradores do Banco Mundial reúnem-se, em Washington, para avaliar a evolução da política macro-económica de São Tomé e Príncipe, antes de se decidirem, ou não, pelo perdão da dívida externa daquele país.

A reunião desta quarta-feira é das mais importantes no que se refere à tomada de decisão por parte do Banco Mundial e tem lugar dias depois de uma missão de avaliação desse órgão do Fundo Monetário Internacional se ter deslocado a São Tomé.

Os administradores do Banco Mundial vão, assim, analisar os relatórios elaborados pelas missões de avaliação nos últimos meses, no âmbito do programa com vista ao perdão da dívida dos países altamente endividados.

Esta reunião vai preceder a uma outra sobre São Tomé e Príncipe, ao nível do Fundo Monetário Internacional.

Entretanto, em São Tomé, o governo teve, na terça-feira tarde, a sua primeira reunião de trabalho com a missão do Banco Mundial.

As consultas tiveram lugar no Ministério das Finanças, com a vice-primeira-ministra Maria Tebus Torres a dirigir a equipa nacional.

O governo santomense tem, assim, pela frente uma dupla prova de defesa do seu programa financeiro.

Prosseguem, no Parlamento, as discussões para a aprovação na especialidade do orçamento geral de Estado, agora acrescida pelas avaliações macro-económicas do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.

XS
SM
MD
LG