Links de Acesso

Bush:Visita de Apoio à Colômbia


Sob rígidas medidas de segurança, o presidente George W. Bush visitou ontem a Colômbia, num gesto de apoio de Washington ao presidente colombiano, Álvaro Uribe.

Bush chegou à capital colombiana, Bogotá, num momento crítico. Apesar do presidente Álvaro Uribe ser um dos seus principais aliados na região, o governo colombiano tem vindo a fazer face a uma série de denúncias de escândalos internos, envolvendo governantes próximos do presidente Uribe.

E ,em Washington, os legisladores democratas no Congresso têm vindo a questionar o pedido do presidente George Bush, de vários milhões de dólares em ajuda adicional para os próximos anos à Colômbia, país que, paradoxalmente, continua sendo o principal produtor mundial da cocaína.

Mas, para Bush, o chamado “Plano Colômbia”, o programa concebido para combater o narcotráfico, constitui um gesto de apoio continuo de Washington e de confiança no presidente Álvaro Uribe. Disse Bush: “Criámos expectativas elevadas face a sua nação. Aprecio a sua determinação. E estou orgulhoso em te-lo, como um amigo pessoal e de chamar o seu país de um parceiro estratégico dos Estados Unidos”.

Durante uma conferência de imprensa conjunta, o presidente George Bush abordou directamente o escândalo político que abalou a Colômbia, com colaboradores próximos do presidente Álvaro Uribe, a serem acusados de ligações às forças para-militares que operam no país: “Eu apoio a ideia de uma comissão judicial independente para analisar as acusações e levar por adiante o processo e eventualmente a punição dos culpados. Esse é o tipo de plano que apoio. E acontece ser precisamente o mesmo plano que o presidente Uribe apoia”.

Mas, para o presidente colombiano, Álvaro Uribe, que falou através de um intérprete, os julgamentos e as sentenças proferidas, a propósito, são mostras do quanto a Colômbia de hoje foi longe em termos de combate dos rebeldes e dos senhores da droga: “Em vez de termos medo de dizer a verdade, nos temos apoiado a verdade. Em vez de procurarmos formulas fora da justiça, estamos a tentar apoiar a justiça, no máximo possível”.

George Bush é, por sinal, o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar a Colômbia nos últimos 25 anos.

A visita de apenas sete horas, que ficou confinada ao palácio presidencial, foi igualmente marcada por rígidas medidas de segurança, tendo para o efeito sido, mobilizados mais de 20 mil agentes da polícia que, entretanto, não conseguiram silenciar as manifestações de protesto em Bogotá.

Aqui, nos Estados Unidos, críticos da Colômbia acusam Washington de canalizar somas avultadas de dinheiro em ajuda militar àquele país e montantes irrisórios destinados aos programas de apoio ao combate da pobreza.

A Colômbia é o principal destinatário da ajuda americana a região e um dos primeiros a nível mundial, só superado pelo Médio Oriente e pelo Afeganistão.

Cerca de 70 por cento dos fundos americanos destinados à Colômbia sao aplicados no combate ao narcotráfico.

XS
SM
MD
LG