Links de Acesso

Dos Santos Não Irá Intervir no Caso Wykes


Não é certo que o presidente José Eduardo dos Santos venha a responder ao pedido de sete senadores norte-americanos para que intervenha no caso da cidadã britânica Sarah Wykes retida em Angola sob a alegação de ter incorrido em crimes contra a segurança de estado.

Seja como for a posição oficial das autoridades angolanas é que o seu presidente, respeita a separação de poderes consagrada na constituição, pelo que não poderá interferir como sugerem os senadores norte-americanos

Há cerca de uma semana sete senadores norte-americanos, nomeadamente Barack Obama, Joseph Biden, e Christopher Dodd , todos candidatos à nomeação para a presidência dos EUA pelo partido democrata, bem como Carl Levin , Richard Durbin, Edward Kennedy e Russel Feingold e Patrick Leahy escreveram ao presidente de Angola solicitando que fosse garantido tratamento adequado a Sra Wykes e que fosse assegurado o seu regresso à Grã-Bretanha dada que o que fazia em Angola não parecia chocar com a lei. Numa carta a que a Voz da América teve acesso os senadores diziam também que detenção da Dr.a Sarah Wykes tinha como único propósito, evitar que ela consultasse sectores da sociedade civil sobre as reformas em curso em Angola.

Fonte oficial angolana disse à Voz da América que para além da carta não ter chegado ainda às mãos do presidente “ele está impedido por lei de interferir em questões de sob alçada da justiça”, fim de citação. Sara Wykes foi autorizada viajar para Luanda esta quarta-feira, após ter sido detida durante três dias, e de ter ficado com movimentos limitados durante mais de uma semana em Cabinda.

XS
SM
MD
LG