Links de Acesso

Samakuva quer Morgado no lugar de Veloso


O nome de Carlos Morgado, antigo médico pessoal de Jonas Savimbi, voltou à secretária do Presidente José Eduardo dos Santos, como uma das propostas da UNITA, para substituir Sebastião Veloso, exonerado há cerca de uma semana, do cargo de ministro da Saúde soube a Voz da América de fonte segura.

Carlos Morgado foi o primeiro de uma lista de três quadros indicados pelo <galo negro> em 2005, para substituir a então ministra da Saúde, Albertina Hamukuaya.

A Voz da América soube de boa fonte que Isaías Samakuva, respondeu terça-feira, ao pedido do presidente José Eduardo dos Santos para que apresentasse novas propostas. Tal como o fez em 2005, Samakuva voltou a colocar Carlos Morgado no topo da lista. A Voz da América desconhece o nome da segunda alternativa indicada pelo presidente da UNITA. Em 2005 José Eduardo dos Santos passou ao lado de Carlos Morgado, tendo preferido Sebastião Veloso, o terceiro da lista.

No processo de confirmação dos quadros da UNITA indicados por Isaías Samakuva, José Eduardo dos Santos viria também a passar ao lado de Fernando Heitor, indicado para a pasta de Turismo e Hotelaria. José Eduardo dos Santos preferiu Dinho Chingunji, terceiro classificado na corrida à presidência da UNITA.

Observadores em Luanda consideram que a confirmação ou não do nome de Carlos Morgado, vai dar uma indicação de como andam as relações entre a presidência da República, e a direcção da UNITA.

O relacionamento entre ambos conheceu um degelo há coisa de um mês e meio, após Isaías Samakuva ter comparado os métodos de gestão do Presidente, aos de Oliveira Salazar. O desaguisado repetiu-se esta semana com a UNITA a dizer que apenas tomou conhecimento da exoneração de Sebastião Veloso, no dia em que ela foi tornada pública, versão negada por fontes da presidência da República. De acordo com estas fontes a exoneração foi anunciada, primeiro verbalmente a Sebastião Veloso, pelo primeiro-ministro, e mais, por carta enviada pelo presidente da República com 10 dias de antecedência.

Não há também acordo em relação às causas que lavaram o presidente de Angola a exonerar Sebastião Veloso. A UNITA diz que a sua surpresa é maior na medida em que segundo ela, a carta do Presidente da República que dá conta da exoneração é acompanhada de um anexo que não contém nenhuma observação negativa ao desempenho de Sebastião Veloso. A versão que corre do outro lado é de que o anexo apenas se refere a alegados desmandos cometidos pelo ex-ministro da Saúde.

XS
SM
MD
LG