Links de Acesso

Conselho da República Reúne-se Quarta Feira


O presidente José Eduardo dos Santos deverá convocar para a próxima quarta-feira, 20 de dezembro, o Conselho da República, soube a Voz da América junto de fonte oficial.

Órgão de consulta do chefe de Estado, esta instituição reuniu-se pela última vez, em junho de 2004. Um partido político foi citado por uma fonte como tendo escrito em 2005 ao Presidente José Eduardo dos Santos, observando que o Conselho da República se deveria reunir de seis em 6 meses, ao que lhe foi respondido que as reuniões do Conselho deveriam ocorrer quando o presidente achasse conveniente ouvir os seus membros.

De acordo com as fontes da Voz da América, na reunião da próxima semana irão à discussão questões de natureza eleitoral abordadas em primeira mão em encontros separados que o presidente da República manteve recentemente, com alguns políticos da oposição. Nessas audiências foi aflorada a possibilidade das eleições terem lugar em 2008. Um dos cenários aponta para a realização das legislativas entre Maio e Junho, e as presidenciais em Setembro. O segundo cenário previa a realização das eleições em simultâneo no mês de Setembro. As fontes consultadas pela Voz da América negaram versões veiculadas por partidos políticos segundo as quais se teria falado também, da possibilidade das eleições virem a ter lugar apenas em 2010.

Fontes familiares a este dossiê admitiram a possibilidade da reunião da próxima semana fazer uma abordagem sobre princípios fundamentais para o estabelecimento do que o MPLA, chama de Estratégia Nacional de Desenvolvimento a Longo Prazo, de que faz parte também a sua agenda nacional de consenso, e cuja execução será objecto de um seminário.

XS
SM
MD
LG