Links de Acesso

Fatah e Hamas Mantêm Negociações


Negociadores da Fatah e do Hamas mantêm negociações na Cidade de Gaza sobre a distribuição de ministérios de um novo governo palestiniano.

Noticias dizem estar iminente a nomeação de Mohammed Shabir, antigo reitor da Universidade Islâmica de Gaza, para primeiro-ministro. Shabir, que não é membro do Hamas, irá substituir Ismail Haniyeh, um destacado militante do Hamas, que disse que se demitiria se isso ajudasse a levantar o boicote internacional a Autoridade Palestiniana devido a recusa do Hamas de reconhecer Israel.

O primeiro-ministro israelita Ehud Olmert encontra-se em Washington para conversações com o presidente Bush e outros altos funcionários americanos. Antes de deixar Jerusalém, Olmert disse que se queria sentar e conversar com o presidente palestiniano Mahmoud Abbas.

O director do Instituto para a Política Palestiniana, Mahdi Abdel Hadi, afirmou que até que Israel ofereça a Abbas alguns benefícios palpáveis para manter conversações, é improvável que Abbas aceite encontrar-se com Olmert.

“Está dependente daquilo que os israelitas ofereçam, isto é, libertação de alguns prisioneiros, levantamento do cerco, flexibilidade no movimento de pessoas e bens, que dariam a Abbas uma espécie de reconhecimento como um parceiro e um líder de pessoas a quem se quer dirigir. Infelizmente, os israelitas estão a fechar todas as portas e janelas, utilizando as condições habituais para lidar com Abbas.”

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Liga Árabe, num encontro efectuado domingo no Cairo, pediram a realização de uma nova conferencia para a paz no Médio Oriente, baseada no principio de terra para a paz.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel disse que uma conferencia internacional seria bem recebida, mas apenas se ocorresse como parte do plano Roteiro para a Paz, que apela a Israel para suspender a construção de colonatos na Margem Ocidental e aos palestinianos para desarmarem os grupos militantes.

XS
SM
MD
LG