Links de Acesso

Novos Aviões da TAAG Chegam Sábado a Luanda


A TAAG Linhas Aéreas de Angola recebe este sábado, 11 de Novembro três Boeings 737 , e dois 777 aviões que há pouco mais de um ano encomendou a Boeing .

Ao todo a TAAG receberá seis aviões novos. Três Boeings 737 700 ER, e dois Boeings 777 200 NG chegam já este sábado. A encomenda ficará concluída em Janeiro próximo quando a TAAG receber o último 737.

A chegada dos aviões põe fim a um processo que colocou a companhia perante ofertas da Boeing e da Airbus. Uma fonte da TAAG disse à Voz da América que além do custo dos aviões, a companhia optou pela Boeing , sobretudo pelos 777 pela sua eficiência. “A queima de combustível é 36 por cento menor, e o custo de manutenção fica 61 por cento abaixo do que oferecia a concorrência.”

À data da assinatura do contrato entre do contrato entre a TAAG e a Boeing, exactamente a 27 de setembro de 2005, a TAAG tinha outra administração e provavelmente menos problemas do que tem hoje. As últimas semanas expuseram a decadência dos aviões que tem ao seu serviço, o que resultou em embaraços e elevados prejuízos para a empresa. Cancelamentos e adiamentos de voos domésticos e internacionais tornaram-se regra . Por conseguinte a nova administração, nomeada a 31 de Agosto passado, terá nas mãos instrumentos para acabar, assim se espera, com a agonia daqueles que escolhem a “palanca negra”.

Ao todo foram desembolsados cerca de 990 milhões de dólares sendo que destes, 250 milhões corresponderam a uma operação de dívida pública sindicada pelo BAI, BFA e BESA. Parte dos títulos correspondentes a estes 250 milhões de dólares foram depois repassados a bancos estrangeiros. O EXIMBANK dos Estados Unidos foi o principal suporte desta operação.

O arranque desta nova era na TAAG configura um evento nacional, afinal os aviões chegam no dia em que Angola comemorará 31 anos de independência.

A chegada esteve prevista, primeiro para Julho para alterações à pintura e criação de condições em Luanda levarão as duas partes, isto é a TAAG e acordarem uma nova data. Os aviões chegarão no dia 11 de Novembro, um atrás do outro. Esta terça-feira são esperadas em Seatlle, estado de Washington, na costa do pacífico, onde a Boeing tem a fábrica, cerca de 45 pessoas, entre funcionários da TAAG, jornalistas e outros. Estas pessoas juntar-se-ão a cerca de 45 quadros da TAAG entre quais pilotos que já estão em Seattle há algum tempo.

O acto formal de entrega dos aviões terá lugar na quinta-feira num evento que será testemunhado por altas individualidades.

João Miguel Santos director de vendas internacionais, e e antigo funcionário dos serviços meteorológicos de Angola disse à Voz da América que o processo até a chegada a Luanda inclui para os 737, uma escala em Dakar, no Senegal

“Os dois 737 sairão daqui de Everett, norte de Seatlle, na quinta-feira por volta do meio dia ( 9 da noite noite em Luanda). Farão o primeiro voo para Gander, na Nova Escócia , no Canadá e dali seguirão para Dakar no Senegal. Permanecerão a noite em Dakar, e no sábado de madrugada por volta das 4 da manhã sairão para Luanda onde deverão chegar a as 11 da manhã. Os dois 777 sairão na sexta-feira as 10.30 da manhã (19.30 em Luanda), e chegarão a Luanda mais ou menos ao principio da manha. Os dois aviões farão um voo record internacional. Será um volto de cerca de 16 horas e 30 minutos. O orgulho de tudo isto é que são os pilotos da TAAG quem levarão os aviões para Luanda”.

A escolha das tripulações para os voos inaugurais já está feita. No primeiro dos 737 seguirão os comandantes João Macedo Rodrigues e Fernando Ramos; Hélder Silva Ramos e Araújo Venâncio levarão o segundo, enquanto que o terceiro ficará por conta de Rui Tavares e António Bezerra.

Os 777 terão ao leme, os comandantes Osvaldo Mendes e Horácio Cruz Júnior, no primeiro avião, e José Dionísio e José Luís Prata Prata no segundo. O comandante Dionísio, piloto há 33 anos, com passagens pela Força Aérea Angolana e por todo o tipo de aviões que a companhia já teve, resumiu para a Voz da América o significado que os novos aviões representam .

“Isto só revela que efectivamente o nosso país tem os olhos todos postos no futuro. É toda intenção evoluirmos e darmos hipóteses aos angolanos, dai estarmos aqui para em conjunto com a Boeing colhermos todos os conhecimentos para depois gerirmos estes aviões de alta tecnologia”.

José Dionísio acha que a chegada dos aviões no sábado 11 de Novembro é uma agradável coincidência.“ É o dia da independência !”.

Com uma experiência de 33 anos, tendo passado pela força aérea , e sido instrutor em todos os aviões da companhia, José Dionísio tem o Boeing 777 como a melhor máquina no mercado de aviação. “Este é o mais sofisticado presentemente em matéria transporte de passageiros. Poderemos transportar os passageiros com mais conforto e segurança”. José Dionísio negou que tivesse havido problemas nos testes.“ Ha um problema entre nós angolanos. Por vezes a informação não chega a todos e acaba-se por se denegrir os angolanos. Efectivamente houve alguns colegas que tiveram algumas dificuldades, mas no geral todos os pilotos da TAAG estiveram à altura, porque senão vejamos o que é que teriam andado a fazer anteriormente?. Este boato que se gerou não passou disso. Houve pessoas que tentaram usar isso para denegrir a imagem dos angolanos”.

Os Boeings 777 200NG,(Next-Generation) um dos quais terá José Maria Martins Dionísio ao leme tem capacidade para 255 passageiros, 14 em primeira classe, 51 em classe executiva e 190 em classe económica. Os 737 200 ER, (Extended-Range) leva 120 passageiros, dos quais 12 em classe executiva e 108 na económica.

XS
SM
MD
LG