Links de Acesso

Islâmicos Conquistam Mais Uma Cidade na Somália


A União dos Tribunais Islâmicos assumiu o controlo de outra cidade somaliana, agravando receios de que as previstas conversações de paz com o governo de transição possam ser canceladas.

A cidade de Sakow, a 170 Km a sudoeste de Baidoa, a sede do governo de transição somaliano, foi tomada pelas forças da União dos Tribunais Islâmicos. O secretário geral do Sindicato dos jornalistas somalianos Omar Faruk Osman, descreveu à VOA o que se passou na quarta feira à tarde naquela cidade rural: ”As milícias da Aliança do Vale de Juba, que são também as forças do ministério da defesa do governo de transição, retiraram-se de Sakow e as milícias dos Tribunais Islâmicos entraram pacificamente na cidade. Não houve confrontos entre as duas facções.”

Os Tribunais Islâmicos começaram a alargar a sua expansão em Junho passado depois de terem ocupado a capital, Mogadiscio. Desde então ocuparam grande parte do Sul do país. O governo interino somaliano e a União dos Tribunais Islâmicos têm vindo a tentar negociar um acordo de paz prevendo uma partilha do poder. As duas partes reuniram-se no Sudão no mês passado e deveriam finalizar o acordo na próxima segunda-feira. Contudo muitos temem que tal possa não acontecer tal como os explicou Osman: ”Ao que tudo indica, ambos os lados estão a mobilizar os seus exércitos planeando conquistar mais território. Em vez do diálogo planeado para o final do mês, penso que ambas as partes estão a planear a guerra.”

Entretanto, forças somalianas e etíopes estão a cavar trincheiras em torno da sede do governo antecipando um possível ataque dos Tribunais Islâmicos. Desde o início da guerra civil somaliana em 1991, milícias leais aos diversos clãs têm vindo a degladiar-se pelo controlo do país, privando a Somália de uma autoridade central e dos serviços básicos. Um Parlamento de transição foi finalmente formado no ano passado no Quénia depois de conversações entre os vários clãs.

XS
SM
MD
LG