Links de Acesso

Rice Parte no Domingo para o Médio Oriente


A Secretária de Estado americana, Condolezza Rice visita o Médio Oriente na próxima semana para explorar possíveis formas de relançar o processo de paz israelo-palestiniano. Será a primeira visita de Rice aquela região desde o conflito entre o Hezbollah e Israel, em Julho deste ano.

Rice teve oportunidade de ouvir de diversos ministros do Negócios Estrangeiros de vários países, à margem da Assembleia Geral da ONU, na semana passada, em Nova Iorque, que é fundamental fazer reviver o processo de paz para aliviar as tensões naquela região do globo.

Mas, essa tarefa está longe de ser fácil, com algumas tropas israelitas ainda em território libanês e os palestinianos sem se revelarem capazes de formar um governo de unidade nacional que vá ao encontro do que está definido nos termos das conversações de paz internacionais.

Dessa forma, funcionários do Departamento de Estado estão a tornar claro que são limitadas as expectativas para esta missão de Rice. Ao anunciar a digressão, o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, disse que a missão da Secretária de Estado, conforme ficou definido no discurso do presidente Bush, na ONU, na semana passada, será a de sondar os líderes moderados do Médio Oriente acerca de uma saída para o impasse em que as coisas se encontram: “A tarefa destinada pelo presidente foi efectuar consultas e ver que possibilidades existem. E são estes os parâmetros que definem esta viagem. Esta é uma viagem para consultas, para continuar discussões para ver que possibilidades existem. Portanto, esta é uma visita destinada a lançar as fundações, potencialmente, para fazer avançar o processo. E não há quaisquer garantias a esse respeito”.

McCormack notou o tom positivo da sessão especial do Conselho de Segurança, da quinta-feira passada, sobre o conflito israelo-palestiniano no qual a Secretária de Estado tomou parte. Israel participou também naquela sessão, que foi convocada pela Liga Árabe e decorreu sem grande retórica, o que é considerado raro.

No dia anterior, Condoleezza Rice tomou parte num encontro de nível ministerial do “Quarteto para o Médio Oriente”, que integra os EUA, a União Europeia, a Rússia e as Nações Unidas.

Os quatro parceiros saudaram os esforços do presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, para formar um governo de unidade nacional com o Movimento Hamas que iria reconhecer o direito de existência de Israel e que renunciaria ao terrorismo, abrindo assim caminho para que fosse retomada ajuda externa à Autoridade Palestiniana.

O diálogo palestiniano entrou, entretanto, num impasse e não é claro se Rice irá conseguir sentar à mesma mesa o presidente Abbas e o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, enquanto estiver em digressão pelo Médio Oriente.

A Secretária de Estado parte de Washington, no domingo, e irá visitar a Arábia Saudita, o Egipto, Israele Rammallah, na Margem Ocidental, onde Mahmud Abbas tem o seu gabinete.

O Departamento de Estado não exclui outras escalas a efectuar por Rice nesta digressão, que termina na próxima sexta-feira.

XS
SM
MD
LG