Links de Acesso

África: Em Busca da Imagem Perdida


A imagem que se tem de África, um continente devastado por sucessivos conflitos armados, pela pobreza e fome, acaba por ensombrar a rica cultura e a contribuição que o continente e o seu povo têm ainda a dar a humanidade e ao mundo.

Esta é, pois, a constatação de um grupo de jornalistas, profissionais dos mídias e representantes governamentais reunidos na capital do Ghana, Accra, com o propósito de encontrar formulas para a mudança dessa imagem do continente, aos olhos do mundo.

O negativo retrato que se tem da África constituiu, de tempos a tempos, motivo de preocupação por parte dos lideres africanos e dos grupos da sociedade civil.

A reunião de três dias da capital ganesa, Accra, organizada pela Agência de Comunicação Africana, elegeu por finalidade a criação de uma “nova imagem de marca de África”.

Erika Bennet, vice-presidente da instituição organizadora do evento, explicou à VOA os propósitos do encontro: “ Tudo o que pedimos e que a imprensa estrangeira seja equilibrada no que dizem ou escrevem sobre a Africa. Que falem também acerca da linda cultura que temos aqui, a propósito das maravilhosas e inovativas pessoas que o continente tem dado a luz. E tempo de se reportar também historias de sucesso no continente”- exorta Bennet.

Shado Twala, técnica de relações públicas na África do Sul e uma das participantes no debate, entende ser importante dar ênfase a coisas que nas suas palavras, servem o desenvolvimento do continente africano.

“ Que a África seja um continente faminto, de muitas guerras ? Isso é verdade… temos guerra, existem situações de fome e de pobreza, as para além dessa pobreza, penso que e sempre possível exaltar o que também de positivo tem sido no continente”.

Mas, para o ministro ganes do turismo e das relações com a diáspora, Jake Obestebi Lamptey, o que os países africanos de facto necessitam, para melhorar a sua imagem muito mais do que simples marketing, e de trabalho árduo para que e citamos “ se possa dar ao mundo motivos para relatos de histórias positivas do continente”.

A reunião de Accra, que tem por lema e “ criar uma nova imagem de marca de África” conta com o patrocínio da União Africana, do Banco de Desenvolvimento Africano e do Banco Mundial.

XS
SM
MD
LG