Links de Acesso

Visita Histórica de Putin à África do Sul


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, encontra-se na África do Sul para uma visita de dois dias, a primeira de um chefe de Estado russo aquele país africano.

Putin e o líder sul-africano, Thabo Mbeki, iniciaram oficialmente as conversações, logo após a sua chegada cidade de Cabo.

Durante as conversações, os dois líderes concluíram uma série de acordos bilaterais que deverão agora ser rubricados e tendentes ao reforço das relações económicas e comerciais entre os dois países.

Os acordos em questão abrangem áreas de cooperação que vão da ciência a sector da industria militar, passando pela pesquisa aeroespacial e pela energia.

Perante os jornalistas, o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu, entretanto, que o volume das transações comerciais entre a África do Sul e a Rússia estão longe de reflectir as boas relações existentes entre os dois países:“ A nossa maior atenção está concentrada na cooperação económica e comercial. O facto e que o nivel da nossa cooperacao esta desajustada do nível de confiança e cooperação política dos últimos anos. O que existe entre nós, em termos de relações comerciais, não pode, de forma alguma, ser comparada ao volume do comércio e de relações económicas que a África do Sul mantém com outras potênciais mundiais.”

De facto, a Rússia nunca se posicionou como um parceiro comercial tradicional da África do Sul.

O volume das trocas comerciais entre os dois países atingiu, no ano passado, os 170 milhões de dólares, sendo a maior parte máquinas, peças sobressalentes de motores e frutas exportadas para a Rússia pela África do Sul.

Mas, o presidente Vladimir Putin, que se faz acompanhar nessa sua deslocação à África do Sul, por uma extensa delegação que inclui líderes empresariais russos, garantiu que a Rússia planeia investir em força naquele país africano.

Por seu lado, o presidente Thabo Mbeki relembrou que a África do Sul vai assumir, em Janeiro próximo, um assento de membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, pelo que vai esperar que a Rússia, na qualidade de potência mundial, assuma a ajude a assumir as suas responsabilidades internacionais: “Penso que a experiência e a capacidade da Federação Russa, no que tange a todos esses aspectos, será de grande importância para nós, porque teremos que entender esses assuntos da melhor forma possível, para que possamos tomar as decisões correctas e dar um contributo adequado.”

A par de encontros com destacados membros do governo sul-africano, Vladimir Putin vai também reunir-se com os líderes empresariais daquele país africano.

Da África do Sul, Putin segue para o Marrocos. Excluida deste périplo africano de Vladimir Putin ficou Angola, país que chegou a ser aventado como parte do roteiro da digressão africana do líder russo.

XS
SM
MD
LG