Links de Acesso

Pentágono Pondera a Criação de Comando Africano


Um destacado funcionário do Pentágono revelou que o Secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, e o seu principal conselheiro militar estão a preparar uma decisão sobre se deverá ser criado um novo comando cuja missão será a de coordenar o relacionamento e as actividades militares americanas em África.

Durante uma reunião, na segunda-feira, sobre os planos para restruturar a política operacional do Pentágono, o Subsecretário da Defesa, Eric Edelman, usou gráficos organizacionais que incluíam já a existência de um comando africano. Mas, Adelman disse aos jornalistas que aquele comando não passa agora de uma proposta, estando a questão a ser debatida entre Rumsfeld e o seu principal conselheiro militar.

Nos últimos anos, o governo americano tem aumentado a ajuda militar a países africanos num esforço para ajudar a aumentar a sua capacidade em evitar que terroristas estabeleçam bases nos seus países. E destacados funcionários governamentais americanos admitem ter, de tempos a tempos, debatido a questão de criar um comando separado para supervisionar as actividades no continente africano.

Na terça-feira, fontes do Pentágono forneceram perspectivas discordantes sobre a eventual criação de um comando militar para África. Um oficial caracterizou as actuais conversações com intensas. Outro admitiu que as conversações ao nível interno sobre este tema são agora mais activas do que há seis meses atrás, parecendo encaminhar-se no sentido de ser criado um Comando Africano.

Mas, o porta-voz Bryan Whitman afirma que qualquer mudança na estrutura dos comandos requer procedimentos que só agora começaram a ser accionados: “Claramente, há sempre debates no seio do Departamento da Defesa sobre se haverá ou não melhores formas de nos organizarmos ou de criar parcerias com militares por esse mundo fora. Mas, no que respeita a isto, a questão tem sido simplesmente debatida. Tem havido debates no passado. Tem havido debates recentes, mas não existem, neste momento, planos para criar um novo comando unificado.”

Outros dois oficiais que prestaram declarações à VOA, na terça-feira, disseram que a ideia de criar uma Comando Africano está a ganhar ímpeto porque o Pentágono vê a crescente importância do continente africano na guerra global contra o terrorismo. Estes oficiais escusaram-se a deixar citar os seus nomes, uma vez que a questão está a ser debatida e eles não estão autorizados a pronunciar-se publicamente. Mas, ambos admitiram que há ainda muito a fazer antes que qualquer decisão possa ser tomada sobre a criação do Comando Africano, não podendo prever quando é que uma proposta formal será enviada pelo Pentágono para consideração pela Casa Branca.

XS
SM
MD
LG