Links de Acesso

Conspiração Para Explodir Vários Aviões


O sub comissário da policia britânica, Paul Stephenson, afirmou que os serviços de segurança interceptaram o que pensam ter sido uma conspiração para explodir vários aviões que iriam voar para os Estados Unidos.

“Pensamos que o objectivo dos terroristas era introduzir explosivos nos aviões em bagagens de mão e detona-los durante os voos. Também pensamos que os alvos eram voos do Reino Unido para os Estados Unidos”.

Noticias indicaram que pelo menos 10 aviões seriam alvos dos atentados. O sub comissário Stephenson informou que a policia deteve 21 pessoas ligadas à conspiração e que as investigações prosseguem. A maioria das prisões foram feitas em Londres, mas foram também lançadas operações de captura nos arredores da capital britânica e na cidade de Birmingham.

Todos os voos para a Grã-Bretanha foram cancelados e muitos outros para outros países foram também ou cancelados ou adiados.

Extraordinárias medidas de segurança foram imediatamente impostas em todos os aeroportos britânicos, com particular atenção aos voos em direcção aos Estados Unidos, tendo toda a bagagem de mão sido praticamente proibida de ser transportada para a cabina dos aviões, excepto leite para bebes e medicamentos.

Em consequência disso, o aeroporto britânico de Heathrow, em Londres, o mais movimentado do país, experimenta uma certa confusão nas suas operações.

Nos Estados Unidos, o secretario para a Segurança do Território, Michael Chertoff, informou terem sido tomadas fortes medidas de segurança nos aeroportos.

“Foram uma operação e um plano muito sofisticados. Não se tratou de uma meia dúzia de pessoas alimentarem ideias sonhadoras sobre conspirações terroristas”.

Chertoff indicou que os Estados Unidos aumentaram o nível de ameaça para os voos provenientes da Grã-Bretanha para alerta máximo, o vermelho. Para os outros voos internacionais e domésticos o nível de alerta será laranja.

Chertoff disse não haver presentemente qualquer indicação de uma conspiração dentro dos Estados Unidos, mas que no entanto o governo quer-se manter prudentemente cauteloso.

“Pensamos que as prisões na Grã-Bretanha desmantelaram significativamente esta grande ameaça. Mas não podemos assumir que ela esteja totalmente ultrapassada ou que terá sido completamente neutralizado e identificado cada um dos membros desta rede terrorista”.

O secretario para a Segurança do Território não revelou o que e que os Estados Unidos sabem sobre a conspiração na Grã-Bretanha ou as investigações. Mas uma outra medida de segurança anunciada foi a proibição dos passageiros transportarem qualquer substancia liquida ou gelatinosa para o interior dos aviões.

“Uma das preocupações que tivemos foi a possibilidade de serem levados para bordo uma serie de componentes, cada um deles a primeira vista benignos, mas que quando misturados, criariam uma bomba.”

Chertoff declinou caracterizar as 21 pessoas que foram presas na Grã-Bretanha, afirmando ser isso um assunto das autoridades britânicas. Mas indicou que as autoridades americanas suspeitam da al-Qaida.

“Esta operação é em alguns aspectos sugestiva de uma conspiração da al-Qaida, mas porque as investigações estão ainda em curso, não podemos ainda tirar uma conclusão definitiva. Vamos aguardar ate que todos os factos estejam reunidos”.

Em Portugal, a segurança em todos os aeroportos foi reforçada como forma de prevenção da criminalidade relacionada com o fenómeno do terrorismo, anunciou o Ministério da Justiça.

Em declarações a agencia Lusa, o subdirector da Direcção Central de Combate ao Banditismo da Policia Judiciaria, Alfredo Esberard, afirmou que aquela direcção esta em contacto regular e permanente com as autoridades britânicas para acautelar eventuais atentados em território português.

Todos os voos de Portugal para a Grã-Bretanha foram hoje cancelados a pedido das autoridades britânicas.

XS
SM
MD
LG