Links de Acesso

Líbano:Rice Fala de Um Cessar-Fogo Sustentável


Viajando de helicóptero, protegida por rigorosas medidas de segurança, a Secretaria de Estado americana aterrou em Beirute na tarde de segunda-feira, onde manteve conversações com o primeiro-ministro libanês Fouad Siniora e com outros líderes daquele país. Mas, Rice não se avistou com quaisquer representantes do Hezbollah, que os EUA considera, ser uma organização terrorista.

Rice sublinhou ser importante estabelecer condições ao abrigo das quais um cessar-fogo possa ser estabelecido, qualificando esse cessar-fogo de urgente, mas adiantando que terá que ser sustentável.

Os comentários de Rice foram feitos coincidindo com afirmações de entidades oficiais israelitas dizendo saudar a presença de uma força de paz internacional no Líbano. O ministro da Defesa israelita, , afirma que a ofensiva terrestre em curso é um necessário precursor de um cessar-fogo.

Peretz afirmou que Israel quer uma solução diplomática para a crise e que a força de manutenção da paz, possivelmente liderada pela NATO poderá ser uma solução.

Entretanto, o porta-voz do MNE israelita, Yigal Palmor, afirma estar em crer que um cessar-fogo será prematuro: ´´As condições estão a começar a amadurecer porque o ênfase aqui está a ser posto na sustentabilidade. Apenas um cessar-fogo entre ambas as partes, considerando que o Hezbollah o iria aceitar, o que está longe de ser garantido neste momento, o cessar-fogo não chega, porque quererá dizer que o Hezbollah poderá começar tudo de novo, outra vez.´´

O que se está a começar a ver é uma mudança na posição de Israel, com responsáveis sénior a afirmar agora que aceitariam uma forma de manutenção da paz internacional a estabelecer no Sul do Líbano. O porta-voz do MNE israelita diz que o seu governo não acredita que o exército libanês tenha força suficiente para substituir as formas do Hezbollah: ´´Claro que todos nós gostaríamos de ver o exército libanês fornecer as garantias necessárias para impôr a lei e a ordem não só no Sul como em todo o território do Líbano. Mas, isso não é possível de momento pelo facto do governo libanês ser tão fraco. É por isso que necessitamos de assistência e essa assistência tem que vir de uma entidade credível como a NATO ou de uma outra força ´´ad hoc´´ criada para esta tarefa específica´´.

As forças israelitas encontraram uma enorme resistência, esta segunda-feira, quando tentavam penetrar cerca de dois quilómetros em território libanês para assumir controlo de Bint Jbail, uma localidade que os israelitas afirmam ser uma praça-forte do Hezbollah.

XS
SM
MD
LG