Links de Acesso

Linhas Aéreas do Vietname Crivadas de Escândalos


Na semana passada, revelações de que funcionários das Linhas Aéreas do Vietname estariam a contrabandear bens, incluindo carne de cão, para a Rússia constituíram o mais recente desenvolvimento numa série de escândalos que têm vindo a prejudicar a imagem da Vietnam Airlines nos últimos meses.

Quando 55 sacos provenientes de um voo das Linhas Aéreas do Vietname ficaram por levantar no Aeroporto de Moscovo, no princípio deste mês, as autoridades russas devolveram-nos para Hanói. Depois de inspeccionados os 1 700 quilos de carga, as autoridades encontram toda uma série de produtos ilegais, incluindo carne de cão, considerada um petisco pelos vietnamitas. As autoridades suspeitam que aquelas mercadorias se destinavam a ser vendidas aos vietnamitas que vivem na Rússia.

Pham Chi Cuong, director do aeroporto de Hanói, diz que está em curso uma investigação sobre uma possível conspiração entre funcionários e passageiros.

Cuong afirma que, até agora, foram suspensos três funcionários do aeroporto. Esta aparente rede de contrabando é o mais recente revés para o prestígio das Linhas Aéreas do Vietname. Esta empresa propriedade do Estado foi afectada por outro escândalo nos últimos meses.

Em Junho, um piloto transportando uma mala cheia de dinheiro foi preso na Austrália acusado de contrabando de drogas. Um outro piloto foi preso em Singapura por ter ameaçado um empregado de um hotel.

No início deste ano, um tribunal italiano multou a Vietnam Airlines em cinco milhões de dólares por não ter pago um milhão e 600 mil dólares a um advogado, na sequência de um processo iniciado em 1994.

E, em Abril, um voo entre Hanói e Francoforte foi interceptado por aviões a jacto da Força Aérea Checa depois de, repetidamente, ter ignorado chamadas do controlo de tráfego aéreo checo, aparentemente devido a problemas com o rádio de bordo.

As Linhas Aéreas do Vietname têm sido alvo de reportagens acerca de contratos duvidosos, de decisões de compras e de alegações de que funcionários da empresa pagam até 20 mil dólares de ´´luvas´´ para conseguirem um emprego.

O porta-voz da Vietnam Airlines, Nguyen Tan Chan, admitiu que durante uma investigação levada a cabo pelo governo foram descobertos vários casos. Mas, Chan diz que a investigação ainda está em curso. No entanto, defende que os escândalos não afectaram os lucros da companhia. Na primeira metade de 2006, os objectivos estavam a ser atingidos, adiantado que a empresa foi considerada segura pela IATA.

O governo vietnamita aposta nas suas Linha Aéreas. Na semana passada aprovou planos para comprar dez novos aviões aos EUA até finais de 2007.

XS
SM
MD
LG