Links de Acesso

Zidane Desculpa-se


A estrela do futebol francês, Zinedine Zidane, pediu desculpa por ter, deliberadamente, atacado á cabeçada um jogador italiano, durante a final do campeonato do mundo de futebol. Mas, Zidane, que corre o risco de perder o título de melhor jogador deste campeonato, justificou a agressão pelo facto de ter sido insultado pelo seu adversário transalpino.

O pedido de desculpas de Zidane foi feito durante uma entrevista dada à televisão francesa, na quarta-feira à noite, três dias depois da França ter pedido frente à Itália, na final do Campeonato do Mundo realizada na cidade alemã de Berlim.

Minutos antes de o jogo ter acabado, o jogador francês atacou o atleta italiano Marco Materazzi com uma cabeçada no peito. Zinedine Zidane foi expulso do campo, o que seria, segundo havia anunciado, o último da sua carreira.

Durante uma entrevista a um canal de TV, Zidane disse que Materazzi o agarrou pela camisola e que, quando o jogador francês lhe disse para o largar, o italiano insultou a mãe e a irmã de Zidane, tendo repetido diversas vezes aquele insulto.

Zidane apresentou desculpas ao público por ter agredido Materazzi, mas acrescentou não estar arrependido do seu gesto.

Materazzi, por sua vez, admitiu ter insultado Zidane, mas nega ter-lhe chamado ´´terrorista porco´´, como os rumores iniciais sugeriram.

A FIFA está a examinar o incidente. Na quarta-feira, o presidente da Federação Internacional de Futebol disse que Zidane poderia perder o título de melhor jogador deste campeonato do mundo, caso a FIFA considere que o jogador francês actuou de uma forma anti-desportiva.

Apesar do seu gesto, Zidane continua a ser um herói em França. Uma nova sondagem mostra que 61 por cento dos franceses lhe perdoaram o incidente. E o presidente francês, Jacques Chirac, elogiou o desempenho do jogador liderando a selecção nacional durante o Campeonato do Mundo.

XS
SM
MD
LG