Links de Acesso

Envolvimento dos Militares nas Empresas


Um novo relatório da organização Human Rights Watch revela que as operações do sector militar indonésio no sector empresarial colocam em risco os direitos humanos.

O documento sustenta que o envolvimento dos militares nas empresas fomenta abusos dos direitos humanos, e coloca o sector fora do controle governamental.

O director Executivo do grupo para a Divisão Asiática, Brad Adams, salienta que as empresas dos militares estão a prejudicar as iniciativas do governo de reformar e personalizar a instituição.

‘O relatório documenta como os militares continuam a cometer abusos dos direitos humanos em nome do lucro. Isto não surpreende, pois nas nossas conversas com o ministério da Defesa e as empresas, ninguém contestou o dados de que o financiamento militar tal como existe leva a abusos dos direitos humanos.’

O sector militar desde há muito que angaria fundos fora do orçamento governamental. Muitos indonésios e grupos internacionais de direitos humanos acentuam que as redes empresariais militares incluem associações ilegais como redes de protecção, exploração de minas, abate ilegal de arvores e extorsão.

O governo adoptou, em 2004, uma lei exigindo a retirada dos militares de todas as empresas até ao ano de 2009, mas ainda não aprovou regulamentos em como o governo ira assumir o controle de empresas legais.

Em Março passado, os militares declararam possuir mais de mil e 500 empresas, muitas delas em bancarrota após anos de má administração.

Os militares indicam que o orçamento do sector é muito baixo, cobrindo apenas metade das suas necessidades. Os responsáveis militares desmentem a maioria das alegações de abusos de direitos humanos cometidos e acentuaram estarem a trabalhar para por termo a corrupção nas suas fileiras.

A Human Rights Watch concorda que o orçamento da defesa e reduzido, mas o grupo considera que o problema não é tão grave como a instituição por vezes reclama, pois os militares recebem fundos de outras contas do governo, embora não seja de uma forma transparente.

O principal pesquisador e autor do relatório, Lisa Misol, adianta que a população indonésia esta a pagar o preço das actividades militares – por que as tropas utilizam com frequência a violência e a intimidação para proteger os interesses empresariais militares.

‘Apelamos ao governo indonésio, diz Lisa Misol, para que encare e resolva a questão com seriedade, e elimine as excepções e faça aplicar a proibição, resolva a situação orçamental de forma transparente e responsável, e ponha termo – de uma vez por todas – aos negócios militares.

O relatório sustenta que o governo deve aceitar a apropriação de orçamento adequado da defesa que seja controlado eficazmente.’

XS
SM
MD
LG