Links de Acesso

Senador Biden  Propõe Uma Federação Para o Iraque


Um influente senador do Partido Democrata americano disse que a divisão do Iraque num Estado Federal, com base nas linhas étnicas, poderia aumentar o nível de segurança interna e permitir que os Estados Unidos retirem as suas tropas daquele país.

Joseph Biden, o mais influente democrata no Comité das Relações Externas do Senado, disse que os iraquianos sunitas, xiitas e curdos deveriam poder administrar o seu próprio destino, enquanto sectores tais como a defesa, as relações externas e as receitas do petróleo ficariam sob a alçada da administração de um governo central sediado em Bagdade.

Biden fez estes comentários, com base no sistema federal implementado na Bósnia e num ensaio co-redigido com o presidente do Conselho das Relações Externas, Leslie Gelb e publicado na edição de segunda-feira do conceituado jornal, New York Times.

O plano delineado por Gelb e Biden sugere ainda que Washington condicione toda e qualquer ajuda futura ao Iraque, ao respeito e a protecção dos direitos das mulheres e das minorias e exige igualmente ao presidente George Bush para que trace um plano para a retirada das tropas americanas do Iraque até 2008.

O plano em questão propõe por outro lado a realização de uma conferência, sob o patrocínio das Nações Unidas ou de uma outra organização qualquer, para fazer valer o respeito pelo traçado fronteiriço do Iraque.

XS
SM
MD
LG