Links de Acesso

A Rússia Reiterou Oposição


A Rússia reiterou a sua oposição à imposição de sanções contra o Irão e insiste que a diplomacia é o único caminho para resolver a questão do programa nuclear iraniano.

A Rússia vai organizar uma reunião de dois dias com altos diplomatas dos Estados Unidos, China e os países do G-8 para conversações sobre o Irão assim como outros assuntos.

Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha disseram que vão insistir em medidas mais duras, incluindo possíveis sanções, se o Irão falhar em cumprir com o prazo limite de 28 de Abril estabelecido pelo Conselho de Segurança da ONU para suspender o seu programa de enriquecimento de urânio.

Na semana passada, o Irão anunciou que tinha enriquecido urânio com sucesso pela primeira vez, e que tencionava seguir em frente com o programa nuclear que afirmou ter apenas fins pacíficos.

A Rússia há muito que tentou mediar a crise e criticou fortemente o Irão recentemente por continuar a desafiar a comunidade internacional.

A Rússia é o maior fornecedor de tecnologia nuclear ao Irão e tem-se sempre oposto a sanções ou ao uso da força.

O presidente Bush desmentiu as noticias de que tencionava usar a força, mas afirmou que “todas as opções continuam em cima da mesa” e que o mundo não pode permitir que o Irão ganhe capacidade para produzir armas nucleares.

Numa entrevista a radio russa, o embaixador do Irão em Moscovo, Gholamreza Ansari, afirmou que Teerão esta pronto para responder se a guerra começar.

O embaixador iraniano disse que uma maneira de ajudar a evitar a guerra e estar preparada para ela, embora tenha acrescentado que o Irão quer resolver a disputa nuclear através de negociações.

A China tem alinhado com a Rússia na oposição a medidas punitivas contra o Irão. Agencias noticiosas chinesas disseram que um alto funcionário chinês esteve no passado fim de semana em Teerão para solicitar aos lideres iranianos para aceitarem um acordo negociado sobre a disputa.

Mas o presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, continua desafiador, afirmando que o Irão cortara a mão de qualquer agressor que possa atacar o seu país.

O presidente iraniano discursava numa parada militar em Teerão assinalando o Dia das Forças Armadas, onde os militares mostraram novas armas, incluindo mísseis.

XS
SM
MD
LG