Links de Acesso

Estados Unidos Apoiam Líbano Soberano, Livre e Democrático


O presidente George Bush expressou o seu apoio às iniciativas das forças democráticas no Líbano que desejam que os responsáveis pelo assassinato do ex. primeiro ministro libanês, Rafik Hariri sejam levados à justiça.

Num encontro com o primeiro ministro libanês, Fouad Siniora, o presidente George Bush disse que os Estados Unidos apoiam um Líbano soberano, livre e democrático, isto numa clara referencia a retirada, no ano passado das tropas sírias daquele país.

‘Regozijamo-nos em ver a revolução do cedro. Vimos milhares de pessoas saíram às ruas para expressarem de forma corajosa, o seu desejo. Apoiamos o desejo das pessoas em terem um governo sensível as suas necessidades, um governo que seja realmente livre’.

A retirada Síria do Líbano foi igualmente graças a pressão internacional exercida nesse sentido e na sequência do assassinato do ex. primeiro ministro libanês, Rafik Hariri, um líder político que durante cerca de 30 anos se opôs de forma determinada a presença militar síria no Líbano.

As investigações preliminares das Nações Unidas determinaram o envolvimento de funcionários do governo Sírio na morte daquele político libanês, factos que Damasco tem vindo, entretanto de desmentir.

O presidente George Bush voltou a reiterar a necessidade dos envolvidos no crime, serem levados à justiça.

Ladeado pelo presidente americano, o primeiro ministro do Líbano, Fouad Siniora, expressou igualmente o seu apoio à necessidade de uma profunda investigação ao caso e garantiu esforçar-se para tentar manter as melhores relações com a Síria, um estado vizinho ao Líbano, com fortes ligações históricas aos libaneses.

‘Estamos determinados em manter cordiais e saudáveis relações, baseados no respeito mutuo e na paridade de interesses com a Síria’.

O primeiro ministro disse ainda que o seu governo conseguiu grandes mudanças e avanços, desde a retirada Síria do país.

‘Estamos no poder para corresponder às expectativas das pessoas, para termos um país unido, livre e ao mesmo tempo uma prospera economia’.

O presidente George Bush salientou por seu lado que o Líbano tem uma longa historia de empreendimentos e de prosperidade e manifestou-se confiante que caso lhes seja permitido ser livre, Beirute voltara a conquistar o esplendor dos outros tempos, como centro financeiro, artístico e cultural.

‘Não existem duvidas na minha mente de que o Líbano pode servir de um grande exemplo sobre o que é possível conseguir no Médio Oriente, superando este período difícil pelo qual o país tem estado a travessar, o Líbano mostrara que é sempre possível diferentes religiões, conviverem lado a lado e num ambiente de paz, mostrando que é possível as pessoas porem de lado a historia passada e coabitarem pacificamente’.

O presidente George Bush tem em varias ocasiões citado a experiência libanesa e iraquiana, como exemplos no sentido de que mudanças democráticas são igualmente possíveis no Médio Oriente.

Enquanto isso, o primeiro ministro libanês devera ainda encontra-se nesta semana com o secretario geral das Nações Unidas, Koffi Annan.

XS
SM
MD
LG