Links de Acesso

Diagnóstico dos MSF - Estamos Diante de um Surto


Os Médicos Sem Fronteiras aconselharam o governo angolano a assumir que a vaga de cólera que se regista o trata-se de um surto, pelo que deve solicitar ajuda à comunidade internacional.

Uma nota difundida a partir de Nova Iorque indica que já foram registados até aqui 8 mil 930 casos, que resultaram em 413 mortos. A nota indica que até à semana passada os centros de tratamento dos MSF registavam 250 novos casos por dia. Esta semana elevou-se para 500.

Richard Veerman, chefe de equipa dos Médicos sem fronteira diz recear que a mesma se torne incontrolável. Os MSF são parceiros do governo de Angola na luta contra esta epidemia. Aquela ONG apela às autoridades a intervir no sentido de equipamento médico necessário ao combate à doença seja libertado pelas alfândegas. Os Médicos Sem Fronteira entendem também que a solução passa pelo fornecimento de água potável, aumento do volume de informação sobre a doença e desencadeamento de campanhas em províncias que ainda não foram atingidas pela doença.

Os MSF trataram nos cinco centros que instalou em Luanda, perto de 5 mil pessoas.

XS
SM
MD
LG