Links de Acesso

Apoio às Crianças Orfãs do Zimbabwe


O Fundo das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF) saudou um grande donativo da Grã-Bretanha expressamente dedicado a apoiar programas para as crianças no Zimbabwe. A UNICEF exortou, na oportunidade, as nações doadoras para não deixarem de ajudar a população do Zimbabwe devido às políticas do governo de Harare.

O porta-voz da UNICEF, Damien Personnaz, afirma que as crianças no Zimbabwe estão em situações mais difícieis do que em nenhuma outra parte do Mundo: ”No Zimbabwe, de vinte e vinte minutos, uma criança é internada num orfanato. Todos os 20 minutos, uma criança morre de SIDA e uma em cada oito crianças morre antes dos cinco anos de idade, em comparação com uma morte em cada 13 crianças, há 15 anos atrás. E, a cada hora que passa, três novos bébés ficam infectados com o vírus HIV/SIDA”.

Não apenas isso. A UNICEF refere que uma em cada três crianças no Zimbabwe, ou seja, um milhão e 600 mil estão agora internadas em orfanatos, na maioria das vezes porque um dos pais ou ambos morreram de SIDA.

Personnaz afirma que as vidas das crianças no Zimbabwe se agravaram grandemente devido à SIDA, muito embora sublinhe que a situação é ainda maios grave nos países vizinhos, como é o caso do Botswana, Suazilândia, Namíbia e nalgumas áreas da África do Sul.

No início deste ano, a UNICEF referiu que o Zimbabwe havia registado uma diminuição significativa de casos de infectados com o vírus HIV/SIDA, mas para essa tendência se manter os programas juvenis de combate aquela doença têm que continuar a ser apoiados.

A UNICEF afirma que o donativo britânico, no valor de 35 milhões de dólares, é o maior desde sempre recebido para aplicação no Zimbabwe, dinheiro que será usado para melhorar a saúde, a educação e a nutrição dos órfãos do país e de outras crianças numa situação vulnerável.

Personnaz afirma que um pequeno donativo pode ajudar muito tornando a vida melhor para as crianças do Zimbabwe.

XS
SM
MD
LG