Links de Acesso

Bush Define Agenda para a Visita do Presidente Chinês


George W. Bush afirma querer ver o presidente Hu Jintao, da China, referir-se às principais questões económicas quando visitar os EUA na próxima semana. O presidente Bush afirma que têm que ser dados passos para corrigir o desequilíbrio comercial entre a China e os EUA.

O presidente Bush afirma esperar que o líder chinês vem a Washington preparado para tomar medidas que irão pôr fim às fricções há muito existentes entre os dois países na área comercial: ”Ele vem a um país que tem mais de 200 mil milhões de dólares de déficit comercial e muitos americanos interrogam-se sobre onde estará a igualdade nas relações comerciais.”

Bush aponta em particular para duas áreas que deveriam ser abordadas. Diz ele que a moeda chinesa está desvalorizada, criando uma desvantagem no sector da exportação. E, disse ainda Bush, o presidente Hu tem que fazer mais para garantir que os direitos de autor e as patentes sejam protegidos na China: ”É muito importante que ele faça uma declaração sobre os direitos internacionais de propriedade. É difícil para uma nação comercial, como a nossa, ir para um país com a incerteza sobre se as nossas patentes irão ou não ser protegidas ou que os produtos não corram o risco de serem copiados”.

O presidente Bush disse a um grupo de estudantes de ciência política que a questão do comércio vai estar no topo da agenda das conversações que irá manter com Hu Jintao, quando este for à Casa Branca. Aquele grupo, formalmente conhecido como a Comissão Conjunta para o Comércio, foi criada há cerca de duas décadas para aliviar as fricções entre os governos de Washington e de Pequim.

XS
SM
MD
LG