Links de Acesso

Raro Eclipse Solar Total


A maioria das pessoas que trabalham na normalmente agitada “baixa” da capital do Gana, Accra, suspenderam o que estavam a fazer pouco depois das oito horas da manhã e foram para a rua.

O empregado bancário Emmanuel Markwei foi um dos que se encaminhou para a rua.

“O trabalho está suspenso por agora, mesmo os clientes do banco vieram cá para fora. Pelo menos durante duas horas vamos ter o trabalho interrompido.”

A ocasião para fazer parar a cidade foi um acontecimento que muitos esperam nunca mais ver na sua vida. O Gana foi um dos primeiros locais da Terra onde o raro eclipse solar total foi visível.

O eclipse, causado pelo alinhamento directo da Lua em frente ao Sol, lançou uma sombra prateada sobre Accra, levando muitos residentes a baterem palmas e a manifestarem-se ruidosamente. Markwei usou uns óculos especiais para proteger os olhos.

“Está a formar-se lentamente..... Olhem...... Tão bonito. Está agora desaparecer....... Não posso explicar.... Está a terminar......”

Após três minutos o Sol começou a brilhar novamente. E os residentes de Accra voltaram para o trabalho. Mas Emmanuel Markwey afirmou que nunca irá esquecer o que viu.

‘Quando os nossos filhos crescerem e aprenderem o que é um eclipse, vamos dizer-lhes que vimos um, e que sabemos daquilo que estão a falar.”

O eclipse total do Sol foi visível numa zona que se entendeu do Brasil através da África, Médio Oriente, Ásia Central, a parte ocidental da China e a Mongólia.

XS
SM
MD
LG