Links de Acesso

A China Potência Regional


A secretária de Estado norte americana, de visita a Austrália, apelou a China para ser mais transparente sobre o aumento do sector militar.

Condoleezza Rice debateu, com as autoridades australianas, o surgimento da China como uma potência regional em antecipação das conversações sobre segurança envolvendo a Austrália e o Japão, a decorrer no sábado.

A secretária de Estado afirmou que os Estados Unidos desejam que a China se torne um elemento responsável do sistema internacional, e que para tal Pequim necessita de ter maior transparência no aumento da componente militar, que entidades norte americanas sustentam incluir, este ano, um aumento de despesas de catorze por cento.

Estes comentários foram feitos durante as conversações que a secretária de Estado manteve com responsáveis australianos, incluindo o primeiro ministro John Howard e o ministro dos negócios estrangeiros, Alexander Downer. As conversações centraram-se em assuntos regionais, incluindo o crescendo da China na economia global e na cena política.

Numa conferencia de imprensa com Downer, Rice indicou que a política da administração Bush e a de encorajar a China, em crescendo de importância e de influencia, no sentido de ser mais aberta para com a sua própria população e o sistema internacional.

‘Indicamos ter problemas com o aumento do sector militar chinês. Dissemos que necessitam de ser transparentes sobre o significado do aumento militar. Acompanhei as estatísticas da defesa soviética, por isso tenho duvidas sobre estes dados. Ouvi dizer que a China vai ter um aumento de 14 por cento no orçamento da defesa, o que e muito, e a China deve ter transparência no que isto significa ...’

A secretária de Estado sublinhou que deve existir mais abertura na economia chinesa, citando problemas no que diz respeito ao respeito pelos direitos da propriedade intelectual, a ausência de uma divisa baseada no mercado e flexível, e o controle governamental sobre muitas empresas.

O crescimento da China deve ser o principal tema das conversações de segurança tripartidas que vão incluir a secretária Rice, o ministro dos estrangeiros australiano, Downer e o seu homologo japonês, Taro Aso.

No entanto entidades norte americanas acentuam que o encontro não tem objectivos hostis contra a China, tendo o ministro australiano Downer afirmado não ver uma política de contenção contra Pequim ...

‘Penso que estamos de acordo com a posição dos Estados Unidos em termos do seu relacionamento com a China. O nosso relacionamento tem uma dinâmica própria, temos as nossas questões ... mas temos um relacionamento muito bom e construtivo para com a China. O presidente chinês estará connosco dentro de semanas e estou certo que a visita será um êxito ...’

O ministro dos estrangeiros japonês num comentário ao Wall Street Journal apelou igualmente a Pequim para que esclareça as despesas com a defesa, que indicou não ser transparente até para os chineses ... e que triplicou na ultima década.

O governante japonês sublinhou que a China não está a surgir como uma potência mundial, mas sim a reclamar a sua preponderância histórica . O chefe da diplomacia japonesa acrescentou esperar que a China perceba que não existe lugar para um império, e que os princípios do mundo são a interdependência e a harmonia.

XS
SM
MD
LG