Links de Acesso

Sónia Falcone Detida no Arizona


Sónia Falcone, esposa de Pierre Falcone, comerciante de armas que negociou equipamento militar para Angola de que resultou o famoso Angolagate, está ela própria agora, a contas com a justiça. Há uma semana que faz um vai e vem entre a sua mansão, a esquadra da polícia, e o tribunal de Scottdalle em Paradise Valley, no Arizona, Estados Unidos da América.

A 17 de Fevereiro foi detida pela polícia e formalmente acusada de forjar documentos em duas ocasiões. O primeiro caso aconteceu durante o processo que facilitou o seu primeiro casamento.

Emigrante com visto de estudante, Sónia Iris Falcone viria a obter residência por via do casamento. A polícia diz ter descoberto que Sónia Falcone falsificou documentos que lhe permitiram casar. Boliviana de nascimento, Sónia Iris Falcone teria incorrido em novas infracções no processo de obtenção de cidadania americana. A lei americana garante aos residentes legais, o direito de requererem a cidadania após cerca de cinco anos de residência legal.

Em 2002 nas audiências inerentes ao processo de obtenção de cidadania, Sónia Falcone já então sob investigação teria incorrido nos crimes de...perjúrio, e de falsificação de documentos. Figura destacada do jet set do Arizona vive agora uma vida mais recatada.

Terça-feira foi levada a um juiz que lhe cassou o passaporte e a proibiu de sair do estado do Arizona. Foi posta em liberdade após o pagamento de uma fiança de 50 mil de dólares. Se for declarada culpada, arrisca-se a uma pena de prisão de 10 anos e a ser expulsa dos EUA. Agentes da polícia disseram que violações as leis de migração normalmente acontecem com pessoas de baixa renda. “Estamos diante do caso de alguém que tem muitas posses. Mas para todos os efeitos este caso será tratado como os outros”.

Sónia Falcone vive numa mansão - 10 milhões de dólares - que à data da compra em 2001 era a mais cara de todo o estado do Arizona. Fundou, e dirige, a Essanté, uma linha de cosméticos, e tem o seu nome ligado à Organizacion Latinos Unidos, organização esta que a polícia toma como suspeita. Ela e Pierre Falcone têm 3 filhos.

Esta não foi a primeira vez que os Falcones se <cruzam> com as autoridades norte-americanas. Sónia Falcone fez doações à campanha de Bush e a favor do Partido Republicano. O dinheiro, mais de 80 mil dólares, foi devolvido quando o seu marido foi levado à cadeia por altura do Angolagate.

Não há noticia sobre se Pierre Falcone está no Arizona. Há dois anos quando saiu de França com um passaporte diplomático angolano viu-lhe rejeitado um visto de entrada nos Estados Unidos por o seu nome, na altura, constar de uma mandato de captura emitido por um juiz francês. Os advogados da família Falcone disseram que este caso tal como o que envolveu Pierre Falcone acabará por ser arquivado, porque não houve em momento algum nenhuma infracção à lei.

XS
SM
MD
LG