Links de Acesso

O Dia dos Presidentes Americanos


Assinala-se a 20 de Fevereiro, nos EUA, o Dia dos Presidentes para honrar a memória de todos os chefes de Estado americanos, incluindo o primeiro presidente George Washington.

George Washington obteve uma fama duradoura por ter liderado os americanos à vitória na sequência da sua longa guerra em prol da independência da Grã-Bretanha. Ele desempenhou um papel decisivo na adopção da Constituição dos EUA e no estabelecimento do governo americano. E, enquanto primeiro presidente americano, estabeleceu um exemplo de prestação de serviço de uma forma altruísta e de contenção no uso do poder, o que lhe granjeou admiração no mundo.

A liderança de George Washington foi marcada pela sua fé religiosa e na sua tolerância pelas religiões professadas por outros. Cristão devoto, Washington acreditava que Deus era a fonte dos direitos fundamentais do Homem e da legitimidade da autoridade política. Um dos mais importantes direitos fundamentais é a liberdade de religião.

Numa carta dirigida aos Baptistas, na Virgínia, que haviam sido perseguidos pelas autoridades coloniais britânicas, Washington escreveu: ”Ninguém será mais zeloso do que eu em estabelecer barreiras eficazes contra todas as espécies de perseguição religiosa”. Ele próprio um protestante, George Washington não hesitou em nomear católicos para posições de destaque e pronunciou-se contra os preconceitos anti-católicos.

Numa carta dirigida a uma congregação judaica em Rhode Island, Washington disse que os EUA não irão apoiar a perseguição religiosa e aos preconceitos religiosos não irão prestar qualquer apoio. Aos ”quakers” americanos ele escreveu que ”a liberdade que desfrutam as pessoas nestes Estados, de venerarem o Deus Todo Poderoso de acordo com as suas consciências não é apenas uma escolha das sua bençãos, mas são também os seus direitos.”

Para George Washington, a tolerância não entra em conflito com a fé. A verdadeira fé, na sua opinião, requer respeito dos direitos dos outros. No seu discurso de despedida, Washington exortou a nação a actuar de acordo com as suas crenças religiosas. Disse Washington: ”Religião e moralidade requerem esta conduta”.

(Este é um editorial da VOA, reflectindo o ponto de vista do governo dos EUA)

XS
SM
MD
LG