Links de Acesso

Educar a opinião publica sobre os perigos da febre das aves


Na Nigéria, as autoridades estão a ser objecto de criticas por não terem actuado no sentido de educar a opinião publica sobre os perigos da febre das aves.

Os críticos sublinham que as autoridades foram bastante lentas na forma como responderam a ocorrência da estirpe mortal da febre das aves, tendo sido passada pouca informação para o publico.

Esta situação parece estar a alterar-se, tendo o governo lançado uma forte campanha de educação publica, com funcionários dos serviços de saúde a deslocarem-se a locais públicos, como mercados, e por todo o pais para educar o publico sobre o que fazer no rescaldo da epidemia.

Edet Umoh, o responsável por um grupo de trabalhadores do sector de saúde, grupo que se deslocou ao principal mercado da cidade de Abuja ...

‘Estivemos ali essencialmente para informar os vendedores sobre os perigos da doença e as medidas que devem adoptar para se proteger, protegerem as famílias e o publico em geral, bem como a população de galináceos não só aqui como por todo o pais. Estamos a tentar explicar que a doença não ataca apenas os galináceos ... que os seres humanos são igualmente susceptíveis ao vírus ...’

Os vendedores de galinhas parecem estar muito receptivos a mensagem do pessoal de saúde, tendo um deles , Mohamed Ali, apelado no sentido de assistência urgente por parte do governo.

‘Os vendedores de galinhas tiveram grandes perdas pois o seu capital quase desapareceu devido à febre das aves. Avaliamos as perdas aqui em cerca de 130 mil dólares para os membros da industria, por isso apelamos ao governo para que faça algo ... rapidamente.’

A febre das aves constitui o tema principal na rádio local, com nigerianos ansiosos a expressar os seus pontos de vista sobre a epidemia.

A epidemia do H5N1 na Nigéria constitui o primeiro caso em África, e os cientistas receiam que o vírus possa sofrer mutação para uma estirpe que desencadeie uma pandemia global que venha a custar a vida a milhões de pessoas.

XS
SM
MD
LG