Links de Acesso

Traficantes de droga condenados a pena de prisão perpetua


Dois traficantes de droga de nacionalidade australiana foram condenados a pena de prisão perpetua por um tribunal da ilha indonésia de Bali. Os dois sentenciados, constituem assim os primeiros condenados que integram a rede de trafico de droga conhecido por “os noves de Bali”,nomeadamente oito homens e uma mulher detidos na posse de cerca de oito quilos de heroina.

Durante o julgamento a acusação chegou a pedir a pena de morte para dois dos réus.

Renae Lawrence e Scott Rush tinham na altura da detenção pelas autoridades indonésias, pacotes de heroina, camuflados no corpo, quando tentaram seguir viagem para Austrália em Abril do ano passado.

Os réus admitiram perante o tribunal terem tentado traficar heroina para a Austrália, mas alegaram terem sido forçados a servir de correio de droga por membros de um gang criminoso que teriam ameaçado assassinar membros das suas respectivas famílias, caso recusassem a cumprir a missão.

O juiz Putu Widnya disse ao réu, Reane Lawrence de que ao tribunal não tinham sido apresentadas provas que sustentassem as alegações dos detidos.

Apesar da acusação ter solicitado a pena de 20 anos de prisão, o tribunal entendeu condenar os réus à pena máxima, ou seja a prisão perpetua.

A Indonésia tem em curso uma intensa campanha de combate ao trafico ilegal de droga e para o efeito tem feito recurso a aplicação de severas penas aos condenados por tais crimes.

De realçar que vários têm sido os jovens australianos apanhados pelas teias da lei indonésia, determinada em dar combate sem tréguas, ao trafico de drogas.

XS
SM
MD
LG