Links de Acesso

Gripe das aves na Nigéria


A Organização Mundial para a Saúde Animal, sediada em Paris, informou ter recebido um relatório da Nigéria confirmando uma erupção da gripe das aves no norte do pais.

Milhares de galináceos foram abatidos nos últimos dias após a eclosão daquela doença.

O consultor principal epidemiologista junto do Ministério nigeriano da Saúde, Dr. Jide Coker, afirmou que a Nigéria vai precisar do apoio da comunidade internacional para lidar com o problema.

“Autoridades sanitárias, e mesmo especialistas em agricultura em todo o mundo estão preocupados. Sabemos que se tivermos uma pandemia entre mãos, não será apenas uma situação nigeriana, mas sim uma epidemia de âmbito mundial, e em resultado disso estamos a preparar uma colaboração com as autoridades sanitárias mundiais.”

Uma equipa de peritos internacionais é aguardada na Nigéria para avaliar a situação e fornecer aconselhamento técnico.

As autoridades nigerianas disseram que introduziram medidas para controlar o movimento de animais e desinfectar as áreas afectadas. O Dr. Cocker informou que as aves infectadas estão a ser mortas para evitar o alastramento da erupção.

“Fui informado de que algumas aves foram abatidas. Mesmo antes dos resultados serem conhecidos, é necessário tomar algumas medidas para evitar um eventual alastramento da doença.”

Mais de 80 pessoas morreram, desde 2003 depois de terem contraído o vírus H5N1 da gripe das aves. Uma erupção da doença na Nigéria, o pais mais populoso de África, terá efeitos devastadores. Milhões de pessoas na Nigéria criam galinhas, e outras aves domésticas, nas traseiras de suas casas.

Cientistas receiam que o vírus H5N1 possa sofrer uma mutação passando facilmente de pessoa para pessoa, fazendo disparar uma pandemia de gripe humana.

XS
SM
MD
LG