Links de Acesso

Abbas Reafirma Compromisso em Relação às Negociações de Paz com Israel                   


O líder palestiniano Mahmoud Abbas reafirmou o seu compromisso em relação às negociações de paz com Israel e prometeu pressionar no sentido da formação com a brevidade possível do novo governo palestiniano.

A curta intervenção de Mahmoud Abbas transmitida pela televisão palestiniana aconteceu precisamente horas depois da comissão nacional de eleições ter confirmado em Ramalah a vitoria do Movimento Hamas nas eleições legislativas da ultima quarta feira.

O líder palestiniano reiterou no seu discurso a determinação em prosseguir com a sua política de negociações com Israel.

´´ Estou determinado em dar continuidade ao processo de implementação do programa, pelo qual fui eleito há um ano, um programa baseado em negociações e na busca de soluções pacificas com Israel´´ - salientou Mahmoud Abbas.

Abbas fez, igualmente, menção a reactivação da Organização de Libertação da Palestina, uma coligação das principais facções palestinianas.

A este propósito o líder palestiniano sugeriu que a OLP deveria encabeçar as conversações futuras com Israel, através da autoridade palestiniana que será dominada pelo Hamas.

Recorde-se que Mahmoud Abbas tinha admitido anteriormente não estar em condições de levar a cabo a sua política de paz, pelo que iria demitir-se.

Mas, na sua intervenção televisionava, quinta-feira, o presidente palestiniano anunciou que iria de imediato iniciar as sessões de consulta com vista à formação de um novo governo.

Ahmed Qureia, primeiro ministro do governo do partido Fatah de Mahmoud Abbas demitiu-se do cargo ,na sequência da vitória eleitoral do Movimento Hamas.

Entretanto, as autoridades israelitas já fizeram saber que não vão negociar com governos paelstinianos que integrem o movimento radical Hamas.

Para o primeiro-ministro interino israelita, Ehud Olmert, Israel não vai negociar com uma administração palestiniana que inclua ´´organizações armadas terroristas que apelam a destruição do Estado israelita´´ .

XS
SM
MD
LG