Links de Acesso

A produção petrolífera do Iraque desceu drásticamente


A produção petrolífera do Iraque desceu drásticamente devido aos ataques dos rebeldes e ao mau tempo, colocando a hipótese de escassez de energia. Entretanto, o ministro do petróleo confirmava a demissão após desacordo com o governo sobre o aumento substancial dos produtos petrolíferos.

Através de Bagdade as filas de carros iam das bombas de gasolina para as ruas principais, das artérias laterais e ate mesmo para as vielas. Longas filas de viaturas tornavam difícil o transito e pairava no ar uma sensação de crise.

Mohammed Jaffer entrou na fila de carros as três da tarde e esperava estar ali entre três e sete horas.

‘Isto não é normal. O normal é quando há electricidade a fila é muito pequena. Não há electricidade por isso as pessoas vêm buscar combustível para os geradores.’

Jaffer refere ter encerrado a sua loja mais cedo e ter ido, esta semana, a bomba de gasolina por três vezes, por que o abastecimento de electricidade é muito mau. A escassez de combustível provocada pela ameaça de segurança contra a maior refinaria iraquiana de Baiji, levou a produção de electricidade em Bagdade a baixar para seis horas por dia, para uma hora durante o fim de semana.

A semana passada, rebeldes na zona da refinaria de Baiji ameaçaram matar os condutores dos auto tanques e dos fornecedores de gasolina. O exercito iraquiano foi enviado para protecção das rotas de abastecimento, e a refinaria reabriu dois dias mais tarde, segundo referiu um porta voz do ministério dos petroleiros.

Os rebeldes parecem ter por objectivo fazer aumentar o desagrado dos iraquianos contra o governo pelos aumentos dos combustíveis que fizeram disparar os custos logo após as eleições do dia 15 de Dezembro.

O ministro do petróleo, Bahr al-Aloum demitiu-se de funções por causa dos aumentos, já que tornaram a gasolina demasiado cara para as famílias iraquianas pobres. Al Aloum tinha indicado que o governo planeara inicialmente duplicar ou triplicar os preços mas que o Fundo Monetário Internacional tinha forçado um aumento de cinco vezes, como parte do programa de perdão da dívida.

‘Temos de manter o equilíbrio entre os princípios do FMI e a situação do povo iraquiano, especialmente os mais pobres ... a vida económica e a vida política.’

O vice primeiro ministro Ahmed Chalabi vai ocupar o cargo de ministro do petróleo pelo menos por trinta dias.

O antigo ministro afirmara no sábado que o Iraque ficou aquém dos objectivos de produção petrolífera para o ano, que seria uma media de dois milhões e meio de barris diários. A sabotagem e o mau tempo levaram a descida da produção para baixo dos índices anteriores a guerra de um milhão e seiscentos mil barris mensais.

XS
SM
MD
LG