Links de Acesso

Contingente nipónico no sul do Iraque


O governo japonês estendeu hoje por mais um ano a missão do contingente nipónico de 600 soldados não-combatentes estacionado em Samawah, no sul do Iraque.

O primeiro-ministro Junichiro Koizumi disse que permanece por se saber por quanto mais tempo as tropas japonesas serão necessárias no Iraque. Falando numa conferencia de imprensa televisionada para todo o país, Koizumi afirmou que o seu governo decidiu continuar a apoiar o esforço que o povo iraquiano está a fazer para estabelecer um governo estável e democrático.

No principio da semana, o primeiro-ministro iraquiano Ibrahim al-Jaafari pediu pessoalmente a Koizumi para prolongar a missão não-combatente nipónica. Cerca de três quartos de japoneses indagados em sondagens de opinião publica opõe-se à missão, por recearem que possa ser inconstitucional, ou torne um Japão num alvo dos terroristas.

A eficácia da missão também está sob escrutínio porque as tropas japonesas estão maioritariamente confinadas na sua base para as manter fora de eventuais perigos.

XS
SM
MD
LG