Links de Acesso

O prolongamento das conversações


O acordo deu-se quando o negociador-chefe americano, o sub-Secretario-Adjunto de Defesa, Richard Lawless, adiou o seu regresso a Washington.

O prolongamento das conversações para além do prazo previsto, criou aos dois lados a oportunidade para chegarem a acordo acerca do local aonde seria transferida a estação aérea dos Fuzileiros Navais, presentemente em Okinawa.

O sub-Secretario Richard Lawless disse aos jornalistas que a sua equipa aceitou a proposta da Agencia Japonesa de Defesa:

’...quanto aos Estados Unidos, estamos a tomar em consideração a importância da aliança Japão-Estados Unidos, aceitando a sugestão e o plano da Agencia de Defesa japonesa para a transferência e estacionamento dos Fuzileiros Navais Americanos na Base de Futema...’

De acordo com o plano, a base seria transferida de Okinawa, para o Camp Schzwab, onde se encontra outra força aérea americana. Inicialmente os negociadores americanos tinham proposto a construção de um novo aeroporto ao largo da costa.

O Primeiro Ministro japonês, Junichiro Koizumi disse que estava satisfeito que finalmente as duas partes chegaram a acordo:

’...disse o primeiro ministro japonês ser importante agora a implementação do acordo o mais cedo possível e alcançar também o acordo dos governantes de Okinawa....’

O Pentágono desejava transferir varias centenas das suas forças militares dos Estados Unidos para uma pequena base nos arredores de Tóquio. Mas os políticos japoneses afirmam que iriam resistir à medida por todos os meios possíveis.

O acordo assinado na quarta-feira acontece na mesma altura em que o Parlamento Japonês aprovou a extensão da missão naval japonesa no Oceano Indico. A extensão da missão naval no Indico, aprovada pela primeira vez em 2001,permite à Força de Defesa Japonesa de se abastecer de combustível e dar apoio às operações militares americanas no Afeganistão.

Entretanto,o parlamento japonês ainda não decidiu a extensão da sua força-não combatente de 600 homens no Iraqu,cujo mandato expira em Dezembro.

XS
SM
MD
LG