Links de Acesso

A proibição imposta ao ministro dos transportes queniano


Um aliado próximo do presidente Queniano revelou ter sido proibido de entrar nos Estados Unidos .A proibição imposta ao ministro dos transportes queniano regista-se três meses após as autoridades de imigração britânicas ter cancelado o seu visto de entrada, agravando a disputa entre os dois países. Este ultimo incidente pode igualmente aumentar a tensão entre os Estados Unidos e o Quénia.

O ministro dos transportes, Chris Murungaru, amigo pessoal do presidente Mwai Kibaki, prometeu desafiar a proibição de viagem que lhe foi imposta, e desafiou as autoridades britânicas e americanas a apresentarem provas dos seus alegados problemas.

Aparentemente Murungaru planeia deslocar-se ao estado da Florida, isto segundo varias agencias de noticias internacionais.

Murungaru apresenta as proibições de viagem como um golpe contra o Quénia, e não uma questão de integridade pessoal, afirmou aos jornalistas e apoiantes que, e citamos, “estava servir de bode expiatório pelos britânicos para obrigar o governo queniano a dançar a musica dos americanos e dos britânicos’.... fim de citação

Murungaru, referiu o seu advogado, precisou que o cancelamento do visto britânico após empresas britânicas, que operam no Quénia, terem perdido vários contratos lucrativos que detinham.

A decisão britânica de proibir a entrada de Murungaru dominou os títulos dos jornais no Quénia durante semanas, tornando-se material constante para programas de televisão e de radio. Muitos quenianos consideram que a proibição constitui um exemplo mais das provocações por parte da antiga potência colonial, de quem obteve a sua independência em 1963.

O advogado de Murungaru, Paul Muite, referiu que a Inglaterra recrutou os Estados Unidos na sua batalha contra o ministro dos Transportes quenianos.

“Estou em contacto com advogados em Washington, aguardamos os seus conselhos sobre podemos interpor recurso judicial contra a administração, Chris Murungaru desafiou a Inglaterra e agora desafia a América, para que coloque sobre a mesa as provas que dizem possuir. Se ele esta envolvido no trafego de drogas que o digam e que apresentem provas.”

O porta voz da embaixada dos Estados Unidos em Nairobi, Richard Mei afirmou ser contrario a política americana discutir detalhes dos pedidos de visto individuais, embora tenha indicado ...

‘Tanto quanto sei, o ministro Murungaru não entregou oficialmente o pedido de visto para os Estados unidos. Todavia, se o fizer, ou em situação idêntica, o governo dos Estados Unidos teriam de considerar dois artigos da lei que recusam a entrada a pessoas por actos de corrupção.’

A Inglaterra tem criticado frequentemente o governo do presidente Mwai Kibaki , que subiu ao poder no sufrágio de 2002 com a promessa de combater a corrupção que empobreceu o pais durante o regime do presidente Daniel Arap Moi.

Em vez de acabar com a corrupção, vários elementos da administração Kibaki, incluindo Murungaru, tem sido implicados numa serie de escândalos.

No inicio deste ano, Murungaru foi transferido para o ministério dos transportes após alegações de corrupção durante o período em que foi ministro da segurança interna, uma das posições mais poderosas no seio do Executivo.

XS
SM
MD
LG