Links de Acesso

Os eleitores liberianos foram chamados às urnas


Na Libéria tanto os candidatos às eleições presidenciais como os observadores esperam que o processo de contagem dos votos venha a decorrer de forma pacifica e transparente nas primeiras eleições do pós-guerra naquele país da África Ocidental, marcada por uma forte afluência as urnas.

Um capacete azul da Nigéria, organiza numa assembleia de voto no mercado Red Light na capital Monrovia, os eleitores em fila para que possam votar de forma ordeira.

De acordo com os funcionários da comissão eleitoral as urnas permaneceram ontem, dia de eleições, abertas pela noite adentro, especialmente nas áreas mais pobres da capital, como por exemplo no bairro de West Point, para permitir que os eleitores que afluíram em massa as urnas, pudessem votar.

No interior do país as urnas encerraram entretanto dentro da hora oficialmente prevista.

Os eleitores liberianos foram ontem chamados às urnas para escolherem entre os 22 candidatos, o próximo presidente da republica e para elegerem os 700 membros do novo parlamento bi camarário que vai substituir o governo de transição no poder ha dois anos.

A comissão eleitoral prometeu divulgar os resultados provisórios a medida que a contagem for sendo realizada. A lei eleitoral estipula o prazo de 15 dias para a finalização da contagem dos votos.

Para que um dos candidatos saia vencedor, logo na primeira volta das eleições presidenciais, terá que merecer a confiança de pelo menos 50 por cento dos eleitores liberianos e a líder da equipa de observadores dos Estados Unidos às eleições liberianas, a assistente do secretario de estado para os assuntos africanos, Jendayi Frazer apelou já aos candidatos a aceitarem o veredicto das urnas.

‘Absolutamente todos os candidatos devem respeitar o processo e aceitar os resultados. Estas são primeiras eleições na historia da Libéria em que não se conhece previamente o vencedor. Portanto, devemos acreditar que os candidatos vão respeitar o desejo do povo liberiano e esta é precisamente a mensagem que trago do presidente George Bush e da secretaria de estado Condoleeza Rice.’

Um dos potenciais candidatos a vitoria nestas eleições presidenciais, e o antigo futebolista George Weah que por seu lado alertou para a necessidade da transparência prevalecer em todo o processo.

‘Nós estamos a falar de eleições transparentes e verdadeiramente democráticas porque estamos a falar da necessidade de uma paz verdadeira, da reconciliação e da estabilidade. Não creio que alguém tente viciar o processo, estamos a falar de transparência. A fraude e um jogo perigoso e tem as suas consequências... portanto sejamos todos transparentes neste processo.’

O porta voz da comissão nacional de eleições, Bobby Livingstone garantiu que não haverá margens para a fraude eleitoral, nestas eleições.

‘Posso vos garantir, e que podemos desde já aliviar os receios daqueles que acreditam que haverá margem para jogo sujo, que ninguém, absolutamente ninguém nesta comissão, os delegados, os trabalhadores tem interesse em tentar viciar o processo. Trata-se das nossas vidas. .. do futuro da Libéria... somos liberianos e encaramos com seriedade este processo.’

O principal adversário de George Weah na corrida a presidência, a ex. ministra Ellen Johonson Sirleaf não afasta entretanto a possibilidade da violência vir a manchar o processo eleitoral.

‘O nosso povo não vai provocar a violência em nenhuma circunstancia, esta foi a mensagem que os enviamos. Tememos que se ganharmos venhamos a ser atacados pelos outros, pelos derrotados... e temos de nos proteger contra isso.’

O antigo futebolista liberiano George Weah conta com apoio maioritariamente dos jovens e dos antigos guerrilheiros que o encaram como a única esperança susceptível de evitar que a Libéria regrida ao seu passado de corrupção e guerra civil.

Os mais de 15 mil capacetes azuis e mais de mil agentes da policia das Nações Unidas estiveram durante todo o período de campanha eleitoral em estado de alerta máximo para evitar um eventual descarrilamento das eleições.

Caso venha a ser necessária uma segunda volta, terá lugar em Novembro próximo.

XS
SM
MD
LG