Links de Acesso

Governador do banco chinês abrandou os regulamentos


Uma noticia veiculada pela imprensa oficial da China afirma que o governador do banco chinês abrandou os regulamentos por forma a permitir que bancos estrangeiros possam estabelecer sucursais nas províncias ocidentais do país.

De acordo com os regulamentos antigos, um banco estrangeiro deveria primeiro manter um escritório durante pelo menos dois anos antes que fosse autorizado a exercer funções regulares de uma sucursal bancaria em qualquer cidade chinesa.

Paul Tang, economista do Banco da Ásia do Leste, em Hong Kong, disse que acolhia bem a nova medida, acentuando a inconveniência dos regulamentos antigos que disse que deveriam ser mudados. Adiantou que na China para exercer funções bancarias ,muita burocracia impõe inúmeras restrições a determinadas categorias de negócios, e que as mais recentes determinações iriam ajudar a aliviar a situação tanto para o governo central como para as bancas estrangeiras.

A nova política bancaria faz parte dos esforços do governo para resolver a pobreza na região ocidental do país, uma política iniciada por Pequim há vários anos.

A região ocidental da China que integra regiões tais como o Xinjiang e o Tibete, abrange mais da metade do território chinês, grande parte do qual é rico em recursos naturais, tais como o carvão, jazigos petrolíferos e ouro. Todavia, dada a distancia de milhares de quilómetros que separa aquelas zonas dos portos a leste do país, as mesmas tem sido abandonadas tanto pelas companhias chinesas como estrangeiras.

O economista Paul Tang disse que os bancos estrangeiros, muito provavelmente, iriam instituir sucursais naquela região ocidental chinesa a fim de aumentarem as suas cotas no mercado mundial.

Até agora, pelo menos uma companhia estrangeira manifestou o interesse para abrir uma sucursal bancaria numa das cidades ocidentais da China.

XS
SM
MD
LG