Links de Acesso

A extravagante mulher do antigo presidente Ferdinand Marcos


Para muitas pessoas, a extravagante mulher do antigo presidente Ferdinand Marcos e melhor conhecida pelos mais de mil e 200 pares de sapatos que deixou ficar num Palácio de Manila, quando ela e o marido fugiram em 1986. Imelda Marcos tinha igualmente apetite pelas jóias.

O governo filipino tem mantido em sua posse algumas jóias da colecção, que foram confiscadas depois da partida do casal.

Os meios de comunicação filipinos tem noticiado que algumas das peças incluem um colar do tipo Persa, com mais de uma centena de diamantes, e uma pulseira com diamantes incrustados.

As noticias avaliam a colecção ente 10 e 20 milhões de dólares, uma pequena parte dos biliões de dólares que o casal é acusado de ter roubado as Filipinas durante os anos que Ferdinand Marcos esteve no poder.

As receitas de um leilão destinam-se ao governo, e nas ruas de Manila muitas pessoas estão de acordo com a decisão por o dinheiro despendido na aquisição ter saído igualmente do erário publico.

A comissão presidencial sobre Boa Governação, responsável por recuperar os bens adquiridos ilegalmente pelo casal Marcos, tenciona realizar o leilão, em Novembro, em Genebra, ou em Maio se não for possível na data anterior.

Os meses apontados são mencionados como sendo bons para tais vendas, e tentativas anteriores de vender as jóias não se concretizaram devido a controvérsia, incluindo onde proceder a venda das jóias.

A senhora Marcos que vive nas Filipinas, ameaça ir para tribunal para bloquear a venda argumentando que o governo não tem provas de que as verbas usadas para adquirir as jóias foram obtidas por meios corruptos.

A Comissão Presidencial sustenta que o leilão irá avante como previsto.

A senhora Marcos regressou as Filipinas poucos anos depois de ter fugido, e o principal responsável pela informação, Nick Suarez, adianta que ela tem vários casos pendentes, incluindo fuga aos impostos e riqueza indevida.

Segundo a fonte varias manobras legais por parte da senhora Marcos, e as contra medidas por parte do governo, tem arrastado o processo por vários anos. O mesmo responsável acrescenta que o dinheiro dos Marcos foi muito bem escondido, razão pela qual tem levado muito tempo para o localizar, e para legalmente o recuperar.

Ainda segundo Suarez a comissão já recuperou cerca de um bilião de dólares dos bens, tencionando a agencia vender nos próximos bens no valor de cerca de 400 milhões de dólares, incluindo vivendas, estações de televisão e de acções da bolsa.

XS
SM
MD
LG